Dedicação Inspiradora
Michele Dos Santos: advogada, mãe e defensora dos direitos das pessoas com deficiência
Me chamo Michele dos Santos, sou advogada, tenho 40 anos, sou solteira e mãe de dois filhos incríveis: Mateus, de 23 anos, e Maria Clara, de 6. Ser mãe em fases tão distintas da minha vida demandou um constante desenvolvimento de habilidades para conciliar a maternidade com uma carreira que exige múltiplas jornadas, já que o Mateus possui síndrome de down, vive os conflitos da faixa etária e está em processo de investigação do transtorno do espectro autista, o que enseja acompanhamento multiprofissional especializado.
Minha trajetória profissional na advocacia já ultrapassa uma década, e é marcada pelo enfrentamento de situações de violação dos direitos das pessoas com deficiência e da mulher, incluindo o direito à maternidade. Além disso, realizo consultorias e assessoria jurídica especializada no âmbito do direito público e previdenciário.
A advocacia não é apenas minha profissão, é minha paixão. Meus objetivos de vida são impulsionados pela esperança de ver a concretização dos direitos para os grupos mais vulneráveis, aqueles que dependem da justiça para terem sua dignidade respeitada.
Meu envolvimento com a comunidade na AFAD Cachoeira do Sul, entidade que me acolheu desde o nascimento do meu filho, proporcionou as trocas mais significativas ao longo desses 20 anos. O convívio com pessoas com deficiência e seus familiares orienta minha luta por direitos e inclusão.
A superação de inúmeros desafios, adversidades e algumas vitórias públicas também moldam minha atuação política, exercida com orgulho em nome do Ministro-Chefe da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O trabalho comunitário responsável ao longo dessas duas décadas garante a credibilidade quando dialogamos com pessoas de todas as condições sociais e graus de instrução.
Apesar das dificuldades para administrar e conciliar tudo, não me arrependo de nenhuma etapa da minha vida. Consciente de que meu trabalho hoje proporciona uma rede de apoio crucial para um cotidiano mais leve diante de uma realidade complexa e imprevisível, sei que nem sempre foi assim. Foi necessário esforço, foco, organização e abdicação de muitas coisas para não desistir no meio do caminho e conquistar minha independência e liberdade.
Meu filtro é trazer para minha vida o que for positivo, contribuindo para superar minhas limitações e manter o equilíbrio necessário para lidar com as circunstâncias, minhas próprias emoções e as emoções das pessoas ao meu redor. Meu lema é claro: se não edifica, não faz parte da minha vida.
Hoje, posso afirmar que, além de imensamente grata, sou mais feliz, segura de mim e realizada com minhas escolhas pessoais e profissionais.
Registro da minha formatura em direito em 2011
Registro de quando assumi a presidência da AFAD em 2012
Relembrando a vitória na justiça que restituiu minha licença maternidade negada em 2016, enquanto era assessora parlamentar na Câmara de Vereadores. Um passo importante na luta pelos direitos maternos no trabalho
Com Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social Paulo Pimenta e com o Ministro da Educação Camilo Santana
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR