Cutucadas da Linda
Estamos no auge das grandes festas e confraternizações, e se engana quem pensa que regras de etiqueta são antiquadas. Têm hábitos que nunca vão sair de moda, e se adaptar a eles torna você uma pessoa mais agradável para conviver. Então, a Linda separou algumas dicas que podem ser levadas para a vida.
O que as pessoas elegantes não fazem em uma festa?
- Jamais demoram em uma conversa com o anfitrião da festa, pois elas sabem que ele precisa dar atenção para todos.
- Elas não são sarcásticas com as pessoas, ou seja, não deixam ninguém em saia-justa.
- Não ficam dando mil explicações por não poderem ir a um evento. Respondem ao convite no tempo estipulado e falam de uma maneira educada que não poderão ir.
- Elas não ignoram os profissionais que estão trabalhando na festa. São educadas, cumprimentam, agradecem e são gentis com todos.
- Se a colocam para compartilhar mesa com uma pessoa ou casal desconhecido, não ignoram quem está ali, pelo contrário. São acolhedoras e deixam a pessoa se sentir confortável.
Como evitar ser o chato da conversa?
- Boas conversas são trocas, onde todas as pessoas têm o direito de falar e serem ouvidas. Um papo interessante não pode ter reclamações e palavras negativas o todo tempo. Fazer perguntas (que não sejam íntimas) e mostrar interesse pela história da pessoa que está ali sempre ajudam.
- Jamais entre em discussões sobre política, futebol e religião. Uma festa social não é local para defender posicionamentos como esses. Salvo se você sabe que a pessoa compartilha da mesma ideia que você, e, mesmo assim, procure não chamar atenção dos outros com esse assunto.
- Não seja aquela pessoa que sempre tem uma história mais mirabolante sua, do seu vizinho ou de um conhecido para contar e interromper quem estiver contando uma. Saiba escutar também e não traga todos os assuntos para experiências que você tem ou teve na vida.
Com o celular na festa, evite
- Ocupar o banheiro para falar ao telefone. Lembre-se que outras pessoas podem estar precisando usá-lo enquanto seu papo está empolgante e você se esqueceu da vida lá dentro.
- Se estiver na mesa com os amigos e precisar atender uma ligação, é mais elegante pedir licença e se ausentar uns minutinhos do que ficar com aquela “cruza” de vozes na mesa, onde ninguém entende o que estão falando.
- Esta gafe é antiga, mas ainda se repete muito: deixe o celular no silencioso enquanto estiver em cerimônias que todo mundo vai escutar se o seu telefone tocar. Imagina no seu casamento, enquanto o noivo faz aquela declaração no altar, os telefones começarem a tocar e tirarem a concentração dele?
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR