Pega o Insight!
Oiê, gente! Me chamo Marry e sou a mais nova colunista da revista Linda, com muita honra! Vamos ter por aqui novidades do mundo do marketing e do universo editorial. Sou nômade digital, ou seja, trabalho e viajo por aí! Para feedbacks, dicas, sugestões de conteúdos ou se quiser bater um papo, manda um e-mail para marrytestery@gmail.com.
Att, Marry Estery.
P.S.: insight significa compreensão súbita de algo. Uma espécie de epifania, uma dica valiosa.
Vem aí no Insta!
‘’Para ser um especialista e ter autoridade hoje em dia, é fundamental ter um Instagram bacana, e isso não necessariamente quer dizer números de seguidores! É importante ter um conteúdo que atraia e converta. Esse deve ser o objetivo de quem quer ter destaque em seu nicho e não só inflar o ego com um número X de seguidores. Portanto, fique de olho nas novidades dessa rede social que é tão importante’’.
Você já notou que o seu engajamento está sempre mudando? Uma hora surgem dezenas de visualizações nos stories e outra hora n-a-d-i-c-a de nada? Deixa eu te contar um segredo: isto ocorre porque o Instagram sempre está cheio de atualizações, com isso, o algoritmo está sempre mudando e este ano teremos várias dessas alterações! Adam Mosseri, chefe do Instagram, e o desenvolvedor Alessandro Paluzzi avisaram nas redes sociais o que nos espera para 2022, algumas já aconteceram e outras ainda não têm datas definidas, aliás, talvez até você ler isso, inclusive, já pode ter saído algumas dessas atualizações.
- Já ocorreu o retorno da timeline cronológica e não mais por conteúdo relevante. Haja constância de postagens então! Mas, claro, você pode escolher como deseja visualizar a sua linha do tempo. Os vídeos do reels, entretanto, apareceram de uma forma diferente e bombam puramente por engajamento!
- Imagina uma montagem que irá dos stories diretamente para o reels? Isso fará a vida de quem quer ser uma autoridade muito mais prática, porque, sim, criar conteúdo toma muito tempo, mas é necessário!
- Dizem os criadores do Instagram que teremos timelines múltiplas e personalizáveis, onde você poderá separar por filtros os conteúdos que quer ver. Quer conteúdo de empreendedorismo? Terá! Quer ver dicas de viagens? Também! Quer ver fofocas das celebridades? Sim! E tudo isso sem ficar misturado. Em uma só conta conseguirá escolher que tipo de conteúdo quer ver naquele momento.
- Já tá rolando! Nós já visualizamos mais os conteúdos de quem interage com frequência, mas, agora, você poderá favoritar usuários! Isso é melhor que o tal ‘’sininho’’ que é necessário ativar, mas funciona parecido. Você verá os seus favoritos antes das demais contas que segue e não perderá nenhum conteúdo deles. Influenciadores, especialistas e empresas liguem-se, pois isso fará a diferença!
- Possivelmente teremos stories pagos e exclusivos, onde você irá assinar para ver o conteúdo de tal pessoa. Ótimo para lucrar com o Insta e se posicionar fortemente em seu nicho, garantindo pessoas que consomem o seu conteúdo.
- Uma das novidades que ocorreram no início do ano é que podemos curtir os stories, mas muita gente ainda não aproveita o engajamento que isso dá. O Instagram entende esses stories cheios de curtidas como conteúdos interessantes e isso faz com que ele aumente o seu alcance.
TikTok só serve para dançar?
Não, e vou te explicar! Sabia que só no ano passado mais de 30% das compras foram realizadas por influência única e exclusivamente do TikTok?
Segundo Gabriela Comazzetto, head de global business solutions do TikTok para o Brasil e a América Latina, as empresas mais bem-sucedidas são as que abraçaram a criatividade e a autenticidade que o aplicativo permite. Ela, uma das mentes por trás do APP, ainda afirma ser preciso dominar a linguagem dessa comunidade para fazer uma comunicação bacana.
Se liga no que você pode ganhar ao entrar na famosa e jovem rede social:
1 Aumento da autoridade no seu nicho! As pessoas amam ter suas dúvidas tiradas de forma dinâmica.
2 Inovação na forma de fazer marketing, pois, investindo em trends (tendências do momento), challenges (desafios) e músicas em alta, você terá mais
engajamento, levando seu serviço ou produto para mais pessoas.
3 Nada de dancinhas e nem precisa viralizar para vender e conseguir clientes pelo TikTok, basta estar lá. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.
E-book é a chave!
Posso confirmar que já faz alguns anos que os e-books são uma das principais ferramentas para posicionar-se em seu mercado, em seu nicho de atuação! Os e-books são usados para captar clientes, os chamados ‘leads’, quando falamos de marketing digital, isso é, um público que precisa de você, mas não sabe onde encontrá-lo e, com isso, você os ‘aquece’, prepara as pessoas para os seus serviços ou produtos. Os e-books podem servir para dar dicas, ensinar coisas, podem ser como catálogos dos seus serviços, contar a sua história ou de sua empresa e outras várias funções. Mas você sabe como fazer? Vem cá que vou te mostrar passo a passo!
1 Saiba quem é seu público-alvo;
2 Tenha um conteúdo inédito;
3 A primeira impressão é a que fica, por isso, a capa precisa ser impecável;
4 O nome precisa grudar na mente do leitor, então, tem que ser curto e rápido. Pode usar subtítulos para esclarecer o assunto;
5 Crie um bom leiaute e que seja fácil de ler, afinal, menos é mais;
6 Dê o e-book gratuitamente para captar mais clientes ou venda para reforçar o orçamento.
Viajar sem pagar! Mito ou verdade?
É possível viajar sem ter tantas despesas, mas não é totalmente de graça. O que é possível é trabalhar em troca de hospedagem!
- Existem diversos sites que permitem que isso ocorra com segurança, como o WorldPackers e o Couchsurfing, onde você se torna um “voluntário” e o local é o seu “anfitrião”. Dependendo do lugar, você ganha alimentação, cursos, passeios, entre outros.
- Você pode atuar na área que tiver mais habilidade e ainda sobra muito tempo para aproveitar a viagem! Acreditem, há vagas para todas as áreas, até para artistas ou social media, como é o meu caso, mas, claro, as vagas para cuidar da recepção são em maiores quantidades.
- As despesas da passagem ficam a cargo do viajante e é combinado anteriormente o tempo de permanência.
- O Worldpackers, o site que uso, é pago anualmente, e como o dólar está caro, não fica tão em conta, mas ainda vale a pena, pois, caso precise, você pode ativar o seguro e eles cobrem a sua hospedagem.
- Essa é uma ótima opção de viajar e, ao mesmo tempo, fazer contatos, mostrando seu trabalho e potencial.
- Caso não queira trabalhar, você ainda pode optar por realizar serviços sociais, como limpeza de praia, e ficar hospedado nos locais parceiros dos projetos.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR