Marisa Timm Sari
PERSISTÊNCIA
Marisa Timm Sari, 79, é especialista em educação do Estado do Rio Grande do Sul. Ela afirma que a família investiu em sua educação inicial, e que ela foi a responsável por dar continuidade ao processo.
“Assim, tornei-me uma pessoa capaz de interagir nos espaços em que convivo. Este é o meu legado”.
JOGO RÁPIDO
O que a motiva
“Em cada etapa da vida, temos motivações diferentes. Atualmente, preocupa-me a saúde e o bem-estar familiar. Na comunidade, acompanho o desenvolvimento da educação e da cultura, especialmente em Cachoeira do Sul. Realizo atividade voluntária na diretoria da Amicus, no Conselho Municipal de Política Cultural e no COMTUR, além de colaborar com órgãos e instituições que me solicitam”.
Personalidades que inspiram
“Prefiro não mencionar nomes, e, sim, princípios que essas personalidades respeitam: ética, legalidade, moralidade, competência e impessoalidade”.
Transformação que gostaria de ver no mundo
“Com base nas lições que aprendi com a Unesco, desejo que todo ser humano possa ter as seguintes oportunidades: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros (o maior desafio) e aprender a ser”.
Causa social que gostaria que tivesse mais atenção
“Uma causa que consta na ordem social da Constituição Federal. Trata-se da cultura em Cachoeira do Sul, com 202 anos, reconhecida como um dos polos culturais do estado. Conseguiu, em 2021, criar o seu Sistema Municipal de Cultura, mas continua sem orçamento para organizar a sua secretaria própria e fazer funcionar suas instituições culturais”.
Seu instrumento de fé
“Conforme a Bíblia, Deus disse a Moisés: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Esta é uma máxima para o bem viver. Procuro praticá-la, apesar dos desafios”.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR