A visão é um dos sentidos mais requisitados no mundo moderno, saiba como cuidar bem dela
Assistir televisão, usar o computador, dirigir... Mesmo as tarefas mais habituais do dia-a-dia pedem que a visãoesteja em perfeitas condições. “Entretanto, nem todo mundo está atento aos cuidados necessários para manter os olhos saudáveis”, alerta a oftalmologista Maria Luci Pandolfo, 33 anos de profissão. Confira como driblar os problemas e desconfortos que podem comprometer a visão.
Acertando o foco
Os problemas mais comuns de refração e como tratá-los
Miopia – A dificuldade de enxergar à distância pode ser tratada com o uso de óculos de grau ou lentes de contato.
Hipermetropia – Essa deficiência que compromete a visão de perto e que se percebe mais a partir dos 40 anos pode ser tratada com o uso de óculos de grau, lentes de contato e também com procedimento cirúrgico.
Astigmatismo – O problema que provoca a distorção das imagens pode ser corrigido com o uso de óculos de grau, lentes ou em casos mais graves, com procedimento cirúrgico à laser.
Fadiga ocular
Trabalhar horas em frente ao computador numa sala com luz fluorescente é inevitável para muitos e também a causa frequente da fadiga ocular, bem como todas as tarefas que exigem muito da visão.
Sintomas – Ardência, lacrimejamento e sensação de areia nos olhos.
Como tratar – Fazer intervalos de 15 minutos a cada hora de trabalho e olhar para um ponto distante por alguns segundos. Para evitar o problema, também é acon-selhável manter o topo do mo-nitor do computador na linha dos olhos ou um pouco a-baixo, sempre cuidando para que as luzes do ambiente não refli-tam na tela.
Ressecamento
Poluição, ar-condicionado, doenças reumáticas, problemas hormonais principalmente em mulheres e medicações são desencadeadores do ressecamento ocular.
Sintomas – Olhos ressecados e sensação de muito desconforto.
Como tratar – Se o ressecamento é consequência de outra doença, como o reumatismo, é preciso tratar o problema desencadeante. Caso o desconforto esteja sendo causado por problemas externos, como o depósito de poluição no globo ocular, a saída é lubrificar os olhos uma vez por dia com colírio sem conservantes.
Depois dos 40
Acima dos quarenta anos, os problemas na visão se tornam mais frequentes.
A famosa vista cansada
Causas – Como consequência do processo natural de envelhecimento começa a flacidez na musculatura dos olhos, o que prejudica principalmente a visão de curta distância.
Sintomas – Dificuldade para enxergar o que está perto. É comum quem tem esse problema precisar esticar o braço para conseguir ler um livro.
Como tratar – Óculos de grau ainda é o recurso mais utilizado.
Catarata
A catarata, doença que torna opaco o cristalino, forma-se por várias razões, incluindo exposição de longo prazo a raios ultravioleta, efeito secundário de doenças como diabetes ou devido à idade avançada. Fatores genéticos também estão associados à catarata.
Sintomas – Distorção das imagens, sensibilidade à luz, que será mais intensa quanto mais avançada estiver a doença.
Como tratar – Correção com os óculos de grau é a primeira tentativa. Se a visão não melhorar é necessária a intervenção cirúrgica para corrigir o problema.
Glaucoma
É causado pelo aumento da pressão dentro do globo ocular. Pode ser originado por um bloqueio do líquido que existe no interior dos olhos, gerando a perda gradual da visão.
Sintomas – No início o glaucoma não apresenta sintomas, porém à medida que avança a visão vai diminuindo. Os objetos colocados à frente podem ser vistos, mas os postos ao lado, não.
Como tratar – O objetivo é diminuir a pressão ocular, então o primeiro passo é tratar com colírios ou laser. Em casos avançados, o único recurso é cirurgia. Se não for tratado com eficácia, o glaucoma pode causar a cegueira.
Mitos e verdades sobre a visão
Usar óculos vicia?
Não. Ele é usado por necessidade e não por vício.
Deixar de usar óculos quando necessário piora a visão?
Não piora o nível do problema de visão, no entanto, aumenta os sintomas causados pelo distúrbio que levou ao uso de óculos, como dor de cabeça, olhos avermelhados e ardência.
Olhos claros são mais sensíveis á luz?
Sim, pois absorvem com maior intensidade a luz, já que não possuem pigmento suficiente para bloquear os raios e proteger a visão. A falta de cuidado de quem possui olhos claros pode gerar danos na visão que podem ser irreversíveis.
Ler com automóvel em movimento pode provocar deslocamento de retina?
Não, isso não passa de um mito.
Assistir televisão deitado ou muito perto da tela prejudica a visão?
A princípio não prejudica, mas é necessário ter bom senso, para que esta atividade seja prazerosa e confortável. Se alguém ficar muito perto para enxergar, desconfie, pois pode estar com algum problema na visão, principalmente se for criança.
Fonte: oftalmologista Maria Luci Pandolfo
Maria Luci: “cuidados com a visão não podem ser esquecidos”