Exagerar na alimentação em festas de fim de ano além de engordar pode causa mal-estar
Chega dezembro e muitos já começam a pensar nas ceias de Natal e ano-novo. Mesa farta + clima de festa = exagero na hora de comer. Uma fórmula conhecida que além de gerar aumento de peso pode causar mal-estar e distúrbios relacionados ao aparelho digestivo, como náuseas, vômitos e azia. O calor típico da época de ceias ainda potencializa os males. O alerta é da endocrinologista Zilda Gomes, 33 anos de profissão, que explica que as altas temperaturas dessa época do ano também podem causar deterioração de alimentos que muitas vezes causam infecções intestinais, as conhecidas gastroenterites.
Mesmo sabendo dos riscos de comer em excesso nas ceias para quem exagerou a solução é tentar compensar no dia seguinte com alimentos leves, pobre em gorduras e ricas em saladas e hortaliças. “Além disso, deve-se retomar a alimentação habitual logo que possível”, comenta Zilda. Caminhadas leves e a hidratação nesses dias quentes são fundamentais para a recuperação.
Não adianta pensar que uma receita caseira ou um chazinho irá curar todo o mal-estar causado pelo excesso e para quem está acostumado com a ideia de usar esses remédios milagrosos, que prometem bem-estar se forem tomados antes e depois dos abusos, pode começar a mudar de opinião. “Não existem medicamentos com a capacidade de neutralizar os efeitos causados por excessos alimentares e principalmente de bebidas alcoólicas”, observa. O tratamento é sintomático, ou seja, com medicação para aliviar somente os sintomas.
Quer evitar o mal-estar após as ceias de fim de ano? A receita é simples: evite exageros. Além disso, cuidados devem ser tomados em relação à confecção dos alimentos e na sua refrigeração. “Por exemplo, o uso de maioneses caseiras deve ser evitado”, ressalta a endocrinologista. Seu organismo agradece.
O que evitar nas ceias
. Carnes gordurosas, salgadinhos e frituras. Alimentos com excesso de condimentos, maioneses, queijos gordurosos.
Cardápio ideal
Os tipos de comidas ideais para as ceias
. Carnes de aves (peru, frango ou chester), peixes ou lombo de porcos magros e preferen-cialmente assados.
. Saladas verdes com legumes diversos, arroz e farofas elaboradas com vegetais e frutas.
. Sementes (nozes e castanhas).
. Sobremesas: frutas da estação e frutas secas.
. Bebidas: sucos naturais, água e refrigerantes. Se alguém optar por bebidas alcoólicas deve fazê-lo com moderação.