Hábitos aparentemente inofensivos que podem fazer mal à saúde. Livre-se deles.
Faz num dia, no outro também. Assim atitudes vão se tornando hábitos e aí mora o perigo. Aparentemente inofensiva, a falta de alguns cuidados com o corpo muitas vezes pode trazer danos à saúde. Se for seu caso, corra para livrar-se deles.
Fazer xixi no chuveiro
A urina é ácida e, ao entrar em contato com o interior das coxas, onde a pele é mais fina, pode causar irritações. Na primeira vez, dificilmente causará algum efeito, mas a pele irá se sensibilizar se isso virar um hábito. Além disso, se a pessoa que for tomar banho depois tiver algum machucado na pele, pode ter complicações devido às bactérias presentes na urina.
Comer o que caiu no chão
Muitas vezes parece não ter importância, mas como não se sabe quem passou pelo chão, o alimento pode ser contaminado por clorifórmes fecais, o que pode ocasionar uma diarreia. Melhor colocar fora.
Não trocar o absorvente
O tempo de permanência da mulher com o mesmo absorvente pode variar de acordo com o fluxo, mas segundo a ginecologista e obstetra Leila Spanemberg, 34 anos de idade e cinco de profissão, quando se trata de absorvente externo não pode passar de quatro horas. “A vagina já é um local úmido, por isso ficar muito tempo com o mesmo absorvente vai propiciar a proliferação de fungos e predispor até mesmo infecções e doenças causadas pelos próprios fungos, como a cândida”, ressalta. Já para o absorvente interno, o período máximo para a troca deve ser de seis horas. “Por não ter ventilação, ele vai fazer proliferar bactérias que podem causar uma infecção mais séria”, observa Leila. Além disso, tanto o absorvente externo, como o interno usado por muitas horas causará mau cheiro.
Andar descalço na academia
O banheiro é um ambiente abafado e úmido e, por isso, é perfeito para o desenvolvimento de fungos. Quem tem esse hábito deve ficar atento: pois são esses fungos que causam micoses nas unhas e planta dos pés, além das frieiras. Mesmo a academia sendo bem higienizada é um local de grande circulação de pessoas, por isso é sempre bom levar um chinelo.
Usar o mesmo sutiã por vários dias
Muitas mulheres têm esse hábito, que além de deixar a peça encardida, pode causar micoses na pele, devido à umidade que se forma no local.
Dormir sem escovar os dentes
De acordo com a dentista mestre em odontopediatria Andréia Bertani Ottoni, 29 anos de idade e sete de profissão, a escovação antes de ir dormir é a mais importante do dia em termos de saúde bucal. Isso porque durante o sono a musculatura facial está descansada então não há produção de saliva e sem ela a deterioração dos restos de comida será acelerada liberando ácidos que servirão de alimento para bactérias. Essas bactérias formarão a placa bacteriana que faz aparecer a gengivite, uma inflamação dos tecidos ao redor dos dentes. Além disso, os ácidos da fermentação dos alimentos desgastarão o esmalte dos dentes fazendo com que apareçam cáries. Fora toda a questão de saúde, ainda tem a higiene: dormir sem escovar os dentes vai causar mau hálito.