Calor, Carnaval, Cerveja...
Carnaval, calor e cerveja, um trio que dificilmente algum brasileiro dispensaria. As festas de Momo invariavelmente são regadas à cerveja, bebida de baixo teor alcoólico (em média de 3% a 5%), mas que se consumida sem moderação pode deixar os foliões pra lá de Bagdá, sem fantasia de árabe. Por isto, para curtir melhor o Carnaval, pegue leve na cerveja e intercale a bebida com copos d´água. O álcool é diurético e a água ajuda a evitar uma desidratação.
A cerveja, a bebida queridinha dos foliões, pode causar dependência e comprometer o fígado. Porém, quem se limita a até três copos por dia ganha saúde. Estudos recentes realizados por especialistas americanos confirmam que o consumo de álcool em doses moderadas é capaz de diminuir severamente o surgimento de doenças cardíacas. Este efeito seria resultado da ingestão do álcool, e não de outro ingrediente da bebida.
A paixão dos brasileiros pela cerveja coloca o país no quarto lugar no ranking mundial de consumo da bebida. O Brasil consome por ano em média 10,5 bilhões de litros, perdendo para China (35 bilhões de litros/ano), Estados Unidos (23,6 bilhões de litros/ano) e Alemanha (10,7 bilhões de litros/ano). Quanto ao consumo, no entanto, o Brasil, com uma média de 47,6 litros/ano por habitante, está abaixo do total registrado por outros nove países. Este ranking é liderado pela República Checa (162 litros por habitante/ano). Na sequência aparecem a Irlanda (146 litros por habitante/ano) e a Alemanha (123 litros por habitante/ano).
TOP 10
Os países que mais consomem cerveja (volume per capita/ano)
República Checa
162 litros
Irlanda
146 litros
Alemanha
123 litros
Reino Unido
101,5 litros
Austrália
92 litros
Estados Unidos
84 litros
Espanha
78,3 litros
Japão
56 litros
México
50 litros
Brasil
47,6 litros
Não passe mal na folia
. Antes de beber, faça uma refeição leve. É essencial não beber de estômago vazio, mas se ele estiver pesado demais, provavelmente você vai passar mal.
. A cada três copos de cerveja, beba um de água. A cerveja é diurética e a água ajuda a evitar desidratação e a ressaca.
. Não misture cerveja com outras bebidas alcoólicas. Se fizer isto, você corre grande risco de passar mal e fazer fiasco.
. Quando você começar a se sentir zonzo, está na hora de parar. Isto acontece geralmente depois do quinto copo.
. Coma doce enquanto estiver bebendo, nem que seja uma bala. Isto ajuda a equilibrar os níveis de glicose do corpo e evita coma alcoólico, pois quanto mais álcool, menos açúcar no sangue.
. Se beber, não dirija. Assim, você preserva a sua vida e a de outros.