Cardápio inteligente
Alimentos funcionais podem potencializar a dieta e prevenir doenças
Você sabia que alguns alimentos podem melhorar sua saúde e qualidade de vida? Tomate, cereais e uvas são exemplos que devem fazer parte das refeições por terem comprovadamente o poder de regular o funcionamento do organismo. Segundo a nutricionista Daiane Drescher, 25 anos de idade e três de experiência, alguns alimentos são tão poderosos que auxiliam até mesmo em tratamentos estéticos. “Hoje temos conhecimento que a manutenção da saúde ocorre com a inclusão de medidas relacionadas à prevenção de doenças. A alimentação tem um papel cada vez mais importante, já que as propriedades de uma dieta saudável vão além de sua qualidade nutricional”, observa Daiane, que é a responsável técnica em Cachoeira do programa Mesa Brasil, do Sesc.
O aumento de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e degenerativas despertou um maior interesse em se alimentar de forma mais saudável e a procurar cura de doenças através da comida. “É importante lembrar que alguns alimentos auxiliam na prevenção de doenças, desde que associados a hábitos de vida saudáveis. Eles não curam doenças, apenas atuam como auxiliares no tratamento”, ressalta a nutricionista.
Saiba quais os alimentos com maior carga de benefícios e inclua-os já no seu cardápio:
TOMATE - Protege contra tumores de pulmão, próstata e estômago. Além de ser uma boa fonte de vitamina C.
UVA E VINHO - Têm o poder de combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, além de inibir a formação de placas que se formam na parede dos vasos e progressivamente vão diminuindo o seu diâmetro, o que pode levar até à obstrução total.
ALHO - Reduz a pressão arterial e colesterol, sendo considerado um protetor contra doenças cardiovasculares. Além disso, previne o câncer.
SOJA - Reduz o colesterol e combate sintomas da menopausa.
LEITES FERMENTADOS E IOGURTES – Aumentam a resistência a infecções, evitam a colonização por bactérias causadoras de doenças e reduzem o colesterol.
VERDURAS CRUCÍFERAS (exemplo: repolho, brócolis e couve) – Protegem contra câncer de cólon e de reto.
CEREAIS – As fibras dos cereais previnem doenças cardiovasculares.
PEIXES E ÓLEOS VEGETAIS (exemplo: soja, girassol, oliva) – Ricos em Ômega 3 e 6, promovem intervenção na coagulação do sangue e controlam processos inflamatórios.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR