Ioga para o corpo e espírito
Quem pensa que a técnica serve só para relaxamento, saiba que seus benefícios vão muito além
Apesar da ioga ser uma técnica indiana milenar, foi somente de uns tempos para cá que ela se popularizou. Ficou famosa por ganhar adeptos mundialmente conhecidos, que relataram seus benefícios para a saúde e bem-estar. Hoje, não tem quem não tenha ouvido falar dela. O número de praticantes aumenta a cada dia, acompanhando o crescimento dos estabelecimentos que oferecem aulas.
De acordo com a instrutora Marlóvia Trojahn, 29 anos, esse aumento está acontecendo porque agora o conceito de que ioga servia apenas para o relaxamento e tratamento do estresse está ficando para trás. “Muita gente ainda pensa assim, mas na verdade como a técnica trabalha todo o corpo e a mente, os benefícios vão desde o equilíbrio para lidar com problemas e frustrações, até tratamento de doenças respiratórias”, observa.
Iara: ioga conseguiu aliviar o estresse de uma rotina diária de 13 horas de trabalho
Palavra de quem faz
Quem experimenta sente, não só na pele, como também na mente e no coração, o poder tranqüilizante, apaziguante e até mesmo de cura que a ioga oferece. A professora aposentada e empresária Iara Staevie Ramos, 53 anos, é testemuha dos benefícios da técnica. Iara buscou há dois anos na ioga uma forma de conseguir desacelerar a mente. Proprietária do restaurante Amor à Primeira Mordida, ela tem uma rotina de trabalho em média de 13 horas, de segunda-feira a sábado. “Sempre fiz academia, mas foi só na ioga que encontrei uma forma de me tranqüilizar, diminuir o estresse e conseguir planejar melhor meu dia-a-dia”, observa. Suas aulas acontecem duas vezes por semana, mas o resultado pode ser visto todos os dias. “Posso estar exausta mais saio da aula sempre relaxada. Além disso, a prática traz benefícios como alívio para dor de cabeça e dores na coluna”, garante Iara.
A ioga melhora:
. o conhecimento de si mesmo
. a atenção, concentração e equilíbrio físico e mental
. a flexibilidade, resistência, o alongamento e maleabilidade das articulações
. o controle e capacidade respiratória
. a autoconfiança, a auto-estima, a positividade e a determinação para reagir ao estresse
. a sensação de bem estar, de alegria e paz
. a responsabilidade e o domínio das emoções
. o respeito por si mesmo e pelo próximo
testes clínicos mostraram que a ioga, aliada à medicina convencional, pode ter um papel importante no tratamento das seguintes doenças: hipertensão, diabetes, depressão, asma, artrite, irritações no intestino, alcoolismo.
Fonte: Marlóvia Trojahn
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR