Vida ideal X vida real
Seis cachoeirenses contam o que estão fazendo para se manterem saudáveis
É, uma vida saudável é o sonho de muitos, porém essa é uma realidade de poucos. A qualidade de vida deixa de ser prioridade para dar espaço a dias cheios, prazos curtos, problemas pessoais e profissionais. Uma rotina que pede lanches rápidos, horários desequilibrados e ainda disponibilidade em tempo integral. A maioria sabe o que deve ser feito para ser saudável, mas na prática nem sempre é possível cumprir o ritual. Para o médico Osmar Fernando Tesch, 55, um dia atarefado não pode ser motivo para o sedentarismo por completo. “Manter uma rotina de exercícios e fazê-los com prazer é essencial para o bem-estar e é possível para qualquer realidade, basta querer e fazer um pouco de esforço”, observa. LINDA convidou seis cachoeirenses que apesar de dedicarem-se a várias atividades durante o dia estão fazendo alguma coisa em busca de uma vida melhor. E você, o que está fazendo para cuidar de sua saúde?
"Corro pelo menos três vezes por semana, jogo tênis e procuro controlar a alimentação, embora adore carne vermelha e principalmente doces. Mas acima de tudo, eu tenho prazer em todas as coisas que faço."
Jorge Martines, 49
Pneumologista
"Procuro manter uma alimentação saudável abrindo mão da carne vermelha, doces e refrigerantes. Atualmente optei por fazer acupuntura. A cada sessão saio renovada. Brinco com a minha fisioterapeuta que agora eu encontrei o bem estar que procurava."
Camila Lisbôa, 33
Fonoaudióloga
"Jogo futebol de salão com os amigos e corro esporadicamente. Às vezes também vou à academia, mas não mantenho uma rotina de exercícios. O que mais pratico é skate. Como muito e de tudo, mas sei que ainda preciso mudar alguns hábitos alimentares."
Tiago Ferreira, 25
Comerciário
"Faço massoterapia, drenagem linfática e exercícios aeróbicos diariamente. Também procuro evitar produtos artificiais, comidas com conservantes e carne vermelha. Como muitas fibras, linhaças e bebo muita água. Mas o mais importante é a saúde mental, tento manter o equilíbrio e a tranqüilidade sempre."
Carina De Franceschi, 33
Advogada
"Faço aulas de dança desde os três anos de idade e atualmente dou aulas de dança. Acredito que essa prática tenha ajudado no desenvolvimento da saúde do meu corpo. Em compensação, reponho as energias de três em três horas."
Konstans Steffen, 22
Professora de dança
“Sou um profissional voltado para a busca pelo bem-estar. Procuro ter uma alimentação balanceada e não cometer excessos. Também pratico esportes diariamente: futebol, caminhadas e corridas são essenciais em minha rotina”
Lucas Tatsch, 27
Prof. de Educação Física
Confira as dicas de Osmar Tesch para buscar uma vida mais saudável
- Faça exercícios o mais seguido possível, mas sem uma rotina que tire o prazer da prática.
- Mantenha hábitos alimentares saudáveis, mas sem atitudes radicais que sacrifiquem o gosto pelas refeições.
- Cultive amizades, estabeleça novos contatos. Não se isole do mundo: todos precisam trocar experiências diárias. Esse exercício faz bem pra mente e conseqüentemente para o corpo.
- Vontade, disciplina e persistência são fundamentais para a realização de todas as dicas acima.
- Evite os modismos passageiros: atividades alternativas que estão em alta também são válidas, mas não quando realizadas somente por vaidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR