Conheça os exames recomendados para quem vai casar
Maio é tradicionalmente o mês das noivas e, para quem está a caminho do altar, é importante saber sobre a necessidade de fazer os exames pré-nupciais - seja para garantir a fertilidade no futuro, ter uma gravidez tranquila ou simplesmente evitar doenças sexualmente transmissíveis. Conheça os exames indicados pela ginecologista e obstetra Rosele Leal Salzano, 48 anos, sendo 24 de profissão, para quem vai juntar as escovas de dente.
PARA SE CONHECEREM MELHOR
MULHER
Exames de sangue - Detectam anemia e infecções. Além disso, servem para verificar níveis de colesterol e triglicérides. Alguns exames de sangue específicos podem detectar doenças sexualmente transmissíveis, como hepatites B, sífilis e Aids.
GRAVIDEZ TRANQUILA
MULHER
Ovulação - Pelas dosagens hormonais, via exame de sangue, e pela ultrassonografia, é possível ver se a mulher está ovulando regularmente ou se existe um desequilíbrio - como a presença de pequenos cistos nos ovários, que podem prejudicar uma futura gravidez.
Clamídia - Exame feito com a secreção do colo do útero para pesquisar a presença dessa bactéria, que destrói as tubas uterinas. A gestação, se ocorrer, tende a ser problemática.
Sorologia para rubéola - Através do sangue pode-se verificar se a mulher tem defesa contra a rubéola, que provoca malformação no bebê.
Toxoplasmose - É um exame de sangue para detectar se a mulher tem anticorpos de defesa para essa doença, que provoca problemas como cegueira e malformação cerebral em qualquer fase da gestação.
Citomegalovírus - Outro exame de sangue que serve para avaliar a defesa do organismo contra esse vírus, que pode ser transmitido da mãe para o feto, causando graves problemas mentais.
CASAL
Tipagem sanguínea - Através desse exame é possível detectar a incompatibilidade de fatores Rh. Se o fator da mulher é positivo ou se ambos são negativos, não existe problema. Mas se a mulher for Rh negativo e o futuro pai positivo, há chance de o bebê ter o tipo de sangue do pai, o que provocará uma incompatibilidade com o da mãe. Na primeira gravidez, o problema é contornável, já que o sangue da mãe e o do bebê só entram em contato no parto. Mas nas seguintes o corpo reage, formando anticorpos, e o desenvolvimento da criança é prejudicado.
PARA PRESERVAR A FERTILIDADE
MULHER
Ultrassonografia pélvica - O exame vai avaliar os órgãos reprodutivos e verificar se há alguma malformação que possa complicar a gravidez ou até mesmo impedir que ela ocorra.
HOMEM
Espermograma - Revela a qualidade dos espermatozóides, o formato, a velocidade, a quantidade e se o meio em que vivem está saudável. Ainda detecta infecções, que muitas vezes não apresentam sintomas, mas que podem comprometer a fertilidade. Com tratamento, a situação é revertida.
CASAL
Cariótipo - Com algumas células da parte interna da bochecha, é feita uma avaliação dos cromossomos para detectar alterações em seu número e forma. Com isso, o médico consegue prever se o casal terá dificuldade para gerar um bebê e o risco de haver deformações. Ele é indicado para mulheres que já sofreram abortos naturais e para casais que tiveram filhos ou parentes com problemas genéticos.