Além do desconforto estético, elas causam dor e podem originar tromboses
Os dias mais quentes se aproximam e com eles a necessidade de usar roupas mais curtas, o que pode se tornar um problema para quem tem vasos aparentes e varizes. De acordo com o médico angiologista e cirurgião vascular Sérgio Ghignatti, 65, sendo 38 de profissão, as varizes são dilatações venosas que acontecem nos membros inferiores e causam desconforto. “Varizes não são só um problema estético, se não tratadas podem se agravar e acarretar diversos problemas, como por exemplo, tromboses”, completa.
Por que as varizes aparecem?
A primeira causa é a hereditariedade. “Se alguém da família tiver, essa mulher terá uma grande tendência a adquirir varizes”, explica Ghignatti. Outro fator é o sedentarismo. Os fatores ambientais também influenciam no aparecimento de vasos e varizes. “Se a pessoa trabalha muito tempo sentada, como uma secretária, por exemplo, essa situação pode agravar a evolução da doença. Por outro lado, quem fica muito tempo parado em pé também pode acelerar o aparecimento de varizes”, diz Ghignatti.
Salto alto
Ao movimentar as pernas sem estar usando o salto alto, a sola dos pés funciona, a cada passo, como uma esponja. Ela é responsável pelo estímulo inicial, ao comprimir as paredes das veias dos pés, desencadeando, assim, uma onda para a circulação que favorece o fluxo venoso que irá levar o sangue de volta ao coração. “Ao caminhar de salto, a mulher usa apenas a força da coxa e a circulação acaba ficando prejudicada, facilitando o aparecimento de varizes”, completa Ghignatti.
Gravidez
Os hormônios liberados na gravidez tornam as paredes das veias mais elásticas, facilitando o surgimento de varizes. “O aumento no volume de sangue circulando pelo corpo da mulher e a retenção de água também são fatores que contribuem para o aparecimento das varizes. Além disso, o crescimento do bebê comprime algumas veias, dificultando o retorno do sangue”, completa.
Hormônios
Ingerir hormônios femininos, seja por reposição ou por anticoncepcionais, aumenta a possibilidade de ter varizes. “Eles provocam alteração hormonal, que é uma das principais causas das veias doentes” explica.
Varizes voltam?
Depois de operadas, as varizes não voltam. “O que pode acontecer é que outras veias dilatadas podem aparecerem em outras regiões das pernas devido aos maus hábitos praticados no dia-a-dia”, explica Ghignatti.
Idade
As varizes podem aparecer a partir dos 15 anos em mulheres geneticamente predispostas. É errado associar o problema à velhice.
Tratamentos
As varizes são divididas basicamente em dois grupos: macro e microvarizes. As macrovarizes são tratadas com cirurgia convencional ou com microcirurgia, já as microvarizes são tratadas com escleroterapia, mais conhecida como secagem com espuma. Além disso, é possível fazer tratamentos clínicos com medicamentos via oral e meias elásticas.