Vida de eternos aprendizados
No início da sua trajetória, Claudia Frey Scarparo, 61, atual secretária do Planejamento e professora municipal há 10 anos, sempre pensou em deixar marcas positivas pelo seu caminho e fazer a diferença. "Escolhi ser educadora para poder contribuir com a evolução da humanidade. Educar para transformar é o meu lema", diz a secretária.
Quando acreditou que estava dominando a situação surgiu um novo desafio: trabalhar com os apenados. Neste momento ela aprendeu que o respeito e a igualdade são direitos de todos. "Não há prisão no mundo na qual o amor não possa entrar", acredita Cláudia, que é natural de Rio Pardo.
Desafios marcaram sua trajetória e lhe tiraram do conforto. A professora cita Clarice Lispector ao dizer que a autora lhe descreve com sua famosa frase: "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada".
Hoje, trabalhando no Planejamento do município, ela percebe que se tornou um pouco de todos os espaços que viveu e das pessoas que conviveu. "Deixei as minhas marcas por onde passei, mas absorvi vida, sabedoria, aprendizado e amor", completa a também presidenta do PDT há 2 anos.
"Na cultura dei minha contribuição. Busquei a valorização da realidade e das pessoas. Percebi que ela está acima das diferenças da condição social de cada um", finaliza Claudia.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR