O QUE OS BRASILEIROS ANDAM VENDO NA WEB
De acordo com o relatório YouTube Insights, cerca de 95% da população online brasileira acessa o site pelo menos uma vez por mês – são 98 milhões de usuários no país. A pesquisa teve a participação de 5450 mil pessoas das classes A, B e C dos principais centros urbanos, e apurou que 96% dos jovens de 18 a 35 anos acessam o YouTube. A mesma porcentagem navega na internet todos os dias principalmente por meio de smartphone (82%). Saiba mais:
. 79% dos pesquisados concordam ser melhor assistir a tutoriais que ler instruções escritas. 31% dos consultados consideram o YouTube uma fonte de aprendizado
. 68% da população online brasileira assiste a vídeos de gastronomia – as receitas de comida japonesa atraem maior interesse (556% maior que o restante) e as de bolo são as mais procuradas durante o ano todo
. Atualmente a audiência do YouTube brasileiro é a mesma que a do rádio no país, visto que as publicações mais populares do site são clipes musicais - metade dos 10 vídeos mais vistos até junho deste ano são do gênero sertanejo
. 56 milhões de brasileiros consumam conteúdo de games online. A maioria das pessoas que fazem isso no YouTube (73%) tem idade entre 18 e 34 anos. A cada 10 jogadores conectados no site, 2 são mulheres. O interesse em vídeos de game é maior entre o público LGBT+ do que a média geral
. Quanto o assunto é moda e beleza, 69% dos consumidores desse conteúdo têm entre 18 e 34 anos. Neste ano houve maior interesse do público masculino por esta categoria – 31% em 2017 contra 21% em 2016
. Já sobre futebol, mais da metade dos consumidores de internet no país (51%) assistem a vídeos relacionados no YouTube. 94 milhões de brasileiros se interessam por esportes – 60 milhões deles estão no digital, mas só 24 milhões desse grupo praticam atividades físicas
TV OU INTERNET?
Você vê mais vídeos na internet do que assiste TV? Uma pesquisa encomendada pelo banco de investimento Piper Jaffray apontou que, pela primeira vez, os adolescentes norte-americanos passam mais tempo assistindo a vídeos no YouTube do que a TV paga. Esse estudo detalhou os hábitos de 10 mil jovens de 47 estados durante um semestre nos EUA, e descobriu que, enquanto 26% deles assistem à plataforma de vídeos online diariamente, 25% assistem a programas televisivos. Contudo, a mesma pesquisa mostra que os jovens continuam consumindo conteúdo sob demanda pela TV – 37% assistem a Netflix todos os dias. No Brasil o feito se repete. O brasileiro passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação – em média, são 3h39 diárias. É o que aponta a pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em 2014.
Para saber mais detalhes sobre as estatísticas de uso do YouTube, a Google disponibiliza a pesquisa completa no site Think With Google.
INTERNET VINDA DO CÉU
A Google está mudando completamente o mundo. Carros autônomos, drones, energia renovável, internet wireless de alta velocidade para todo o planeta através de balões que irão voar na estratosfera, aumento da longevidade humana, além de muitos outros projetos inovadores. O Projeto Loon, desenvolvido pela Google há quatro anos, pretende levar a internet aos dois terços de toda população mundial que não contam com esse serviço por meio de balões de gás hélio que voam a aproximadamente 20 quilômetros do solo. Assim, as pessoas podem se conectar à rede do balão usando uma antena de internet especial fixada em suas casas. O sinal vai dessa antenada até a rede do balão e depois para a internet global na Terra. Em 2015, 20 mil balões foram lançados sobre a Indonésia, país do Continente Asiático onde apenas 29% da população têm acesso à web e as conexões são em sua maioria lentas.
GABRIEL RODRIGUES
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR