Requinte e sofisticação
Helena Mondadori abre as portas de seu apartamento em Porto Alegre
Após muitos anos residindo em Cachoeira do Sul, a professora de francês Helena Mondadori sentiu a necessidade de morar na capital para estar mais próxima dos concertos de música clássica e das diversas programações culturais que a cidade proporciona. Atualmente ela se divide entre os dois municípios por compromissos profissionais e se considera cachoeirense de coração, uma vez que guarda inúmeras recordações aqui, além de amizades para toda vida. Depois de escolher o imóvel ela contou com o auxílio da arquiteta Márcia Gonçalves Heck, 29, sendo 5 anos de profissão, para o projeto e execução da obra.
Sala de estar dominada pelo tapete persa de tonalidade marcante com os móveis e cortinas em tons neutros fazendo um belo contraste.
O brilho do lustre de cristal de antiquário compõe com a mesa de jantar em espelho bronze.
Cristais, pratarias e antiguidades de família foram utilizados na decoração juntamente com lustres de antiquários e tapetes persa. “Um dos pontos principais do projeto foi a utilização dos móveis que vêm acompanhando sua família há muitos anos, componentes da memória afetiva da proprietária. Tudo foi feito pensando nela e no seu estilo clássico e sofisticado”, destaca a arquiteta.
Suíte: cabeceira e rodaforro desenhados pela arquiteta e papel de parede branco perolado. O diferencial são as arandelas em cristal compondo com o lustre e liberando espaço nos criados-mudos. Todas as cortinas do apartamento foram feitas por Sandra Danzmann Hentschke.
Hall de entrada: papel de parede com discretos relevos dourados. As poltronas Luis XV francesas com Gobelin acompanham a moradora há muitos anos.
Espelho reveste o roupeiro e o closet, ampliando o espaço e destacando a luminosidade natural da suíte.
Cozinha: o diferencial ficou por conta das pastilhas de madrepérola acima da bancada, valorizadas pela iluminação em LED. Todo mobiliário foi desenhado por Márcia e executado sob medida.
Escritório: marcenaria projetada pela arquiteta para as aulas de francês ministradas por Helena.
“Pequenas modificações na alvenaria do apartamento fizeram uma grande diferença no projeto final: Criamos um hall de entrada e separamos a cozinha da sala, originalmente integradas. Essas mudanças, aliadas ao desenho de mobiliário e escolha de
acabamentos, fizeram com que o apartamento ficasse com a cara de sua moradora!”, explica Márcia.
FOTOS ANDRÉ NERY
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR