“A Grécia sempre me encantou pelos filmes antigos. Quero voltar outras vezes”, diz Kelly Lima, na foto em Santorini
País berço da civilização ocidental, da filosofia, da arte e da política. Dos deuses da mitologia à arquitetura imponente, é terra de monumentos históricos, consagrados patrimônios da humanidade, como o Sítio Arqueológico de Olímpia, e onde nasceram os Jogos Olímpicos, na capital Atenas. Lugar de praias deslumbrantes, como Santorini, e da badalada Ilha de Míconos, banhado pelo Mar Mediterrâneo. É na Grécia, país do sudeste da Europa, e na Turquia (a leste) que a agente de turismo KELLY ALVES LIMA, 38, se aventurou em uma viagem de cruzeiro no mês de maio. Ela nos conta o que viu de mais interessante por lá!
CULTURA
“A cultura grega é imensamente rica e a arquitetura é monumental, como o Partenon, de Atenas, e a grande estátua de Zeus em Olímpia. Para todos os lados é intenso o uso de mármores nas obras. O desenvolvimento das sensibilidades e da estética, uma arquitetura harmoniosa, foi característica das artes gregas. E tem influência no resto do mundo ocidental.
A Grécia foi o berço da cultura moderna – são ruínas do mundo antigo, cidades medievais, vilarejos de azul e branco, mosteiros pendurados em penhascos... Não é a toa que este país na divisa da Europa com a Ásia é o destino dos sonhos de viajantes há gerações”.
GASTRONOMIA
“Os temperos e sabores são muito diferentes dos nossos. Moussaka é uma espécie de lasanha composta por carne moída de cordeiro, tomate, cebola, azeite e molhos (geralmente não leva massa) com uma generosa camada de berinjelas e queijo no fundo e no topo do prato. Muito comum na Turquia, ela também pode ser servida com batatas fritas – assim como a maioria dos pratos locais. Confesso que achei esquisito o churrasco grego – a carne é muito estranha”.
CLIMA
“A temperatura é ideal em maio – a estação é a primavera, que permite o uso de roupas leves”.
TURISMO
“O cruzeiro pelas ilhas é indescritível. O pôr do sol mais lindo que já presenciei na minha vida foi em Santorini. Visitar as ilhas, sem dúvida, é essencial. Quem vai à Grécia, vale muito dar um pulo na Turquia”.
Santorini, cartão-postal do país, famosa por suas casas brancas com telhados azuis
Pôr do sol em Santorini
Acrópole de Atenas
Sítio Arqueológico de Knossos