Juliana em Menton, NA RIVIERA FRANCESA
Apaixonada por limões, a professora e diretora da Lesson Idiomas Juliana Berthier Florence, 58, não resistiu quando recebeu um e-mail sobre a Festa do Limão, em Menton, na Riviera Francesa. Começou a pesquisar mais sobre o local e decidiu que seria um destino confirmado para conhecer. A cidade está situada em uma pequena e charmosa baía banhada pelo Mediterrâneo e emoldurada pelos nevados Alpes Marítimos, o que despertou ainda mais interesse pela viagem.
Surpreendente
“O clima de Menton é ideal para o cultivo de cítricos, e estes frutos deram origem à Festa do Limão, que há 82 anos é realizada anualmente em fevereiro. Cada ano a festa escolhe um tema e o deste foi a China. Desfiles com carros alegóricos decorados com limões e laranjas acontecem nos fins de semana e uma exposição temática com alegorias gigantescas acontece no centro da cidade. Por volta de 145 toneladas de cítricos são utilizadas nesta festa, que é única no mundo”.
Cultura
“Menton é a cidade mais italiana da França, inclusive escutamos o italiano ser falado nas ruas. A população se envolve muito nesta festa. Uma simples fruta típica de região, as pessoas, com sabedoria e sensibilidade, transformaram em um produto cultural que atrai milhares de turistas todos os anos”.
Curioso
“A exposição nos Jardins Bioves foi o ponto alto da viagem. Alegorias gigantescas cobertas com limões e laranjas contavam ‘O esplendor e tesouro da China’. Parecido com o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro”.
Cidade lendária
“Conta a lenda que Adão e Eva quando expulsos do paraíso trouxeram uma maravilhosa fruta dourada, o limão. Por muito tempo procuraram um lugar ideal para plantá-la e encontraram Menton, que se parecia com o paraíso”.
A Riviera Francesa é a parte do litoral sul da França no Mar Mediterrâneo e é considerada uma das áreas mais luxuosas, caras e sofisticadas do mundo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR