VINÍCIUS NO MÉXICO
IDA: agosto/2006
VOLTA: julho/2007
Foi através de um intercâmbio do Rotary que o empresário Vinícius Ache Ribeiro, 23, estudou por um ano em Saltillo, no México, e viveu experiências inesquecíveis e um tanto engraçadas. Saltillo, onde ele morou, é uma cidade histórica localizada no norte do país e fica no deserto.
Curtindo as águas cristalinas de Cancun
Pirâmide perto de Guatemala
Momento inesquecível de contato com a natureza
Experiência na neve
Divisa entre México e Estados Unidos
Mexicanos
São alegres, conservadores e receptivos. Gostam dos brasileiros e têm muitas curiosidades sobre o nosso país, mas pensam que moramos no meio do mato, que existem casas em árvores e que vivemos junto com os animais.
Alimentação
Tudo tem muita pimenta e até acostumar é difícil. Com o tempo, comecei a gostar. Eles comem muita tortilla, que é como uma panqueca, feita com água, farinha e manteiga.
Curiosidades
No Dia da Independência do México é feriado e todos saem para a rua e bebem muito. Festejam também o Dia dos Mortos, montando um cenário com os pertences e coisas favoritas que o familiar ou amigo que morreu gostava.
Cultura
Para namorar alguma menina no México, é preciso pedir a mão dela para os pais. Lá, a gurizada faz serenata para as meninas, abre a porta do carro para elas, são supereducados.
Saia justa
Uma vez me perdi de ônibus e fiquei sem dinheiro para ir para casa. Caminhando na rua, bati a cabeça em uma passarela baixa e sangrou. Achei um táxi e entrei. Tentei explicar que bati minha cabeça na quina da escada da passarela para o taxista e que precisava voltar para casa. Expliquei que morava perto da Polícia e que eu não tinha dinheiro, mas que quando chegasse à casa eu ia lá buscar e pagar ele. Resultado: o taxista entendeu que eu tinha sido assaltado e apanhei, que fiquei sem dinheiro e queria ir na Polícia.
Balada
Um lugar incrível que conheci foi uma boate instalada dentro de uma antiga mina, em Zacatecas. Entramos de trem e percorremos aproximadamente 10 minutos até chegar lá, pois a boate fica em baixo da terra.
Idioma
A escola que estudei me deu todo suporte para aprender o espanhol. As primeiras palavras foram os palavrões. Meus colegas fizeram até uma lista para mim. Uma vez me sacanearam mandando eu falar algo para a professora. Era um nome feio, mas eu não sabia. A aula inteira caiu na gargalhada.
Viagens
Sugiro conhecer Cancun e as ilhas que tem pelo Caribe.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR