Por uma noite bem dormida
Dormir bem é sinônimo de boa saúde, por isso livre-se de hábitos que atrapalham seu sono
Você vê todos os horários passarem no relógio e não consegue engatar um sono? Calma, você não está sozinho. Muitas pessoas sofrem de insônia, mas a boa notícia é que alguns hábitos e costumes que estão sabotando seu sono podem ser facilmente eliminados da sua rotina. LINDA conversou com a médica psiquiatra Fernanda Scarparo Boeck, 44, sendo 20 anos de profissão, e encontrou os inimigos do sono.
DORMIR FAZ BEM – É durante o sono que o nosso organismo se regenera. “Órgãos e tecidos que foram danificados durante o dia devido a influências ambientais são reparados durante o sono”, diz Fernanda. É durante o sono também que muitas substâncias são liberadas, ativando o sistema imunológico, ou seja, permitindo que o corpo se defenda melhor contra as doenças. E é verdade que as crianças crescem durante o sono. “A secreção de hormônios que são responsáveis pelo crescimento das crianças atinge o pico enquanto dormem”, explica a psiquiatra.
OLHO NOS REMÉDIOS – Segundo Fernanda, os medicamentos para induzir o sono podem causar dependência com o uso por tempo prolongado, devendo ser evitados. O sono que proporcionam não é natural.
10 dicas de Fernanda para dormir bem!
1 Estabeleça um horário regular para dormir e para acordar
2 Se você possui o hábito da sesta, não exceda 45 minutos
3 Evite ingerir bebidas alcoólicas quatro horas antes do horário de dormir e não fume
4 Evite ingerir bebidas com cafeína (café, chá preto, refrigerantes de cola, chocolate) seis horas antes do horário de dormir
5 Evite refeições pesadas, excessivamente picantes ou adocicadas quatro horas antes do horário de dormir
6 Faça exercícios físicos regularmente, mas não próximo do horário de dormir
7 Durma em uma cama confortável
8 Encontre uma temperatura ambiente confortável para o sono e mantenha o quarto bem ventilado
9 Elimine todos os ruídos do quarto e o mantenha o mais escuro possível
10 Reserve a sua cama apenas para dormir e ter relações sexuais, evitando usá-la para o trabalho ou fazer refeições
(Fonte: WASM – Associação Mundial da Medicina do Sono)
“Há evidências de que o aprendizado é melhor naqueles que dormem bem. Pessoas com insônia crônica têm probabilidade significativamente maior de desenvolver depressão do que as pessoas com sono saudável”.
FERNANDA
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR