CALMA, Bete!
O estresse causa queda de cabelo. Portanto, muita calma nessa hora!
Você já reparou que quando está muito nervosa ou estressada o cabelo cai mais? São chumaços de fios que se escapam pelos dedos. Quando menos nos damos conta a quantidade diminui e aí começam outras preocupações. Vou ficar careca?
De acordo com a médica dermatologista Milene Ilkiv Carrion, 31, sendo seis anos de formada, o estresse psicológico prolongado é uma das principais causas da queda de cabelo. “Isso acontece porque este estado alterado faz com que alguns fios na fase de crescimento (anágena) passem mais rapidamente para uma fase de repouso (telógena), acontecendo uma queda precoce”, explica.
TEM TRATAMENTO – O principal a fazer, segundo Milene, é afastar a causa, que é o estresse. Há ainda medicamentos que fazem com que o fio pare de cair e aumente a sua velocidade de crescimento. Uma grande preocupação é se o cabelo novo pode vir alterado, ou seja, mais crespo ou áspero. “Não é usual esta queda causar uma mudança estrutural do fio”, observa a médica.
Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Esses são substituídos por outros, que nascem dando início a um novo ciclo. Esse tipo de queda dos cabelos pode acontecer de acordo com a estação do ano. Na primavera e, principalmente, no outono, a queda é acentuada, pois o metabolismo do corpo está em alta.
Fique de OLHO
Além de evitar o estresse:
Nunca lave os cabelos com água extremamente quente. As temperaturas muito altas desgastam os fios, deixando-os fracos.
Procure manter uma alimentação balanceada e uma dieta saudável. O uso de substâncias químicas, como o cigarro e a bebida alcoólica, deixa sua saúde fragilizada, influenciando o ciclo de vida dos fios. Hábitos saudáveis deixam os cabelos fortes e com vida.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR