Cuide bem do seu FÍGADO!
Para isso, entenda melhor como funciona esse órgão
Não é raro ouvir queixas de mal-estar após uma refeição e logo alguém dizer que é problema no fígado. Muitas vezes é mesmo ele o responsável por esses desconfortos. Afinal, esse órgão é o grande processador de todas as substâncias no organismo e, por isso, o que mais sofre com uma má alimentação. Sendo esse um trabalhador incansável para o corpo humano, nada mais justo do que cuidar bem dele. Para isso, conheça melhor o seu fígado com a ajuda do médico Rodney Carvalho, 39 anos, sendo 14 de profissão.
Sua função
Escondido atrás das costelas, ele costuma ser lembrado quando alguém se excede no consumo de álcool. Entretanto, o fígado tem várias funções, a principal é transformar os alimentos absorvidos pelo intestino em energia e proteínas. Ele também atua na digestão e coagulação do sangue e libera hormônios.
Funcionando bem
A base da vida saudável é a dieta. Alimentos com alto teor de gorduras e de fibras e bebidas alcoólicas são prejudiciais ao fígado. Também existem medicações que são tóxicas em doses elevadas, por isso sempre devem ter o acompanhamento de um médico.
Ele se regenera
O fígado é mesmo imprescindível. Ninguém conseguiria viver sem ele por mais de quatro ou cinco horas. Talvez por isso ele seja o único órgão que se regenera. Em transplantes, pode-se tirar até 65% do fígado do doador que ele voltará ao tamanho normal.
Dificilmente dói
Ele geralmente não dói. Se alguém se queixa de dor no fígado, provavelmente está com problemas em outro órgão do aparelho digestivo.
“Para este órgão funcionar bem é preciso levar uma vida saudável e sem excessos”.
RODNEY
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR