Gelou!
Sem tempo de cozinhar todos os dias? Nem tudo está perdido – a comida congelada salva seu estômago
Está certo que não há nada como o cheirinho de comida recém-preparada. Quanto ao gosto nem se fala. Uma refeição feita e servida na hora agrada o paladar de qualquer um. Entretanto, em dias cada vez mais corridos apreciar uma comida nova é artigo de luxo. Para quem não consegue ter esse prazer, os congelados são uma alternativa saudável, com economia de tempo e do dinheiro que seria gasto em restaurantes.
Mas antes de arregaçar as mangas e ir preparando as refeições da semana inteira é importante saber como deve ser feito esse congelamento e armazenamento.
PRIMEIRO RESFRIAR – Segundo a nutricionista Silvana Staevie Nunes, 44, 23 anos de profissão, os alimentos que serão congelados devem ser levados ao resfriamento rápido, em embalagem aberta, por no máximo duas horas e só após devem ser congelados. “É importante fechar bem a embalagem e identificar a comida”, diz.
CUIDADO COM OS VEGETAIS – “Eles devem sofrer o branqueamento antes de ir para o congelador, ou seja, colocar de molho na água quente por uns cinco minutos e logo após resfriar passando pela água fria”, ressalta Silvana.
SEM FICAR DESCONGELANDO – Quanto ao fato de que não podemos descongelar o alimento e voltar a congelar é história antiga, mas pouca gente sabe o motivo. “Cada vez que expomos a comida às mudanças de temperatura estamos modificando a qualidade, aparência e causando perdas nutricionais. O alimento torna-se menos seguro e com menor qualidade”, explica a nutricionista.
EMBALAGEM – Cuidar a embalagem que será usada para o armazenamento é fundamental. Se elas não forem adequadas podem contaminar o alimento. “Os potes plásticos devem ser próprios para uso alimentício, não pode ser plástico reciclado porque eles contêm químicos tóxicos que são prejudiciais à saúde”, diz a nutricionista. Uma dica é sempre olhar na embalagem se ela tem o símbolo do alimento.
SACOLAS FORA – As sacolas de supermercado jamais devem ir para o freezer. “Não devemos usar estas sacolas para congelar e nem para resfriar. O correto é sempre buscar o saco plástico para este fim. Ele deve ser transparente e de primeiro uso”, ensina a nutricionista.
Etapas do congelamento
1 Separe alimentos de boa qualidade e limpos.
2 Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, de vidro ou sacos plásticos próprios para alimentos.
3 Congele em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição, tentando retirar o ar se possível com uma bombinha específica.
4 Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade.
5 Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18ºC.
6 Conserve os alimentos congelados numa temperatura de -18ºC por até três meses.
7 Nunca recongele os alimentos.
8 Ocupe no máximo 3/4 da capacidade do seu congelador ou freezer. Se o espaço estiver totalmente lotado, o ar não circula.
Se você fez uma compra de congelado vá correndo para casa. A margem de segurança é de 30 minutos sem resfriamento. Se isso não for possível deixe para fazer compras em outro dia.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR