Nos bastidores da bola
Ser brasileiro e apaixonado por futebol não é nenhuma novidade. O sargento Vilson Rosa, 43, que o diga. Ele é aficionado pelo esporte, mas o curioso é que sua paixão fica somente nos bastidores. Quando se trata de arriscar uma jogada, Rosa dispensa a bola e fica comandando o espetáculo fora do campo. Ele é o presidente do time 25 de Agosto, formado por veteranos do Exército de Cachoeira do Sul. “Desde 2003, quando fundamos o time, estou na presidência, organizo campanhas, coordeno as necessidades do time, finanças e os atletas, mas prefiro não atuar como jogador”, conta. Na trajetória do time, o sucesso também passa por suas mãos. O 25 de Agosto foi campeão do Campeonato Municipal dos Veteranos em 2005, 2006 e 2008. “Estar envolvido com o futebol mesmo sem gostar de jogar é muito bom, entre todos os benefícios estão as inúmeras amizades que cultivo”, observa.
Olha o pastel!
De vendedora de pastel à empresária. A ascenção profissional da jovem Graciélen Biscaglia, 26, foi meteórica. Alemoa, como é conhecida, começou a vender pastéis pelo comércio da cidade ainda na infância ao lado de sua mãe. O negócio continuou por toda a adolescência e aos 16 anos ela ingressou no mercado de trabalho, mas sempre que podia vendia os lanches. “Aos 24 surgiu a oportunidade dela abrir seu próprio negócio. Com algumas economias, o dinheiro da rescisão numa empresa e um empréstimo, ela comprou a franquia da loja de conveniências do posto Latina Stop & Go e segue no seu comando até hoje. Entre as conquistas que o negócio lhe proporcionou está a compra de uma casa, o pagamento de todo o empréstimo feito e ainda a ampliação da loja. “Sinto orgulho de tudo o que vivi. Sou uma pessoa realizada e digo sem medo de errar: trabalho não faz mal a ninguém. Ter começado cedo foi fundamental para meu sucesso”, ressalta.
Boas de matemática
Enquanto boa parte dos estudantes têm verdadeira aversão à matemática, as irmãs Fogliarini (Cláudia, 20, e Brenda, 15) são amantes dos números. Prova dessa afinidade foi o destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, onde Cláudia conquistou duas vezes o primeiro lugar, sendo a única medalhista de ouro de Cachoeira desde que a competição surgiu em 2005. A irmã Brenda ficou com a medalha de prata no ano passado. “Ao contrário do que muitos pensam, não passamos o dia inteiro sobre os livros, somos meninas comuns. Nossa vantagem é ter desenvolvido o raciocínio lógico, muito cobrado nessas competições”, contam. Além das medalhas, as duas ganharam bolsas de iniciação científica, o que incentivou Cláudia a ingressar na faculdade de Matemática logo após concluir o ensino médio. Já Brenda pretende cursar Medicina Veterinária. Hoje ela está no primeiro ano do ensino médio no Instituto João Neves.
Na telinha
A beleza e encantos lhe trouxeram a faixa de princesa da 8ª edição da Fenarroz, mas foi a inteligência e vontade de crescer profissionalmente que guindaram a cachoeirense Maria Paula Carvalho, 34, ao cargo de apresentadora do Via Brasil da Globo News, o segundo programa de maior audiência do canal. Morando no Rio de Janeiro desde 2000, mais precisamente no Leblon, a jornalista ainda é repórter do RJTV, onde também comanda o quadro Diversão e Arte, apresentando dicas culturais sobre o que fazer na noite carioca. “Sou apaixonada pela minha profissão e uma das partes mais gratificantes é poder ficar perto de artistas que antes só via pela televisão, como Tônia Carrero, de quem eu sempre fui fã e já pude entrevistar”, conta. Quem quer ver a conterrânea na telinha também tem a oportunidade através de matéria exibidas no Jornal Hoje, pela rede Globo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR