Tudo tranqüilo
Os moradores da Rua Soeiro de Almeida, no Bairro Soares, já podem dormir tranqüilos, pelo menos os que têm a segurança garantida nas mãos do vigia noturno Edson Luís Alves Pedroso, 33. Há quase três anos na função, Edson cuida de cerca de 20 residências todas as noites. A idéia surgiu do morador Hilton De Franceschi de tornar comunitário o serviço que Edson já prestava em sua morada. E deu certo! Tanto que o vigia conta que durante seu período de trabalho nunca aconteceu nenhum roubo. Mas o diferencial do trabalho de Edson está mesmo no zelo que ele tem com os moradores. “Sempre que vejo algum deles chegando já fico cuidando e os acompanho até o portão da casa, ate me certificar de que eles estão em total segurança dentro de suas residências”, revela.
Madeixas indianas
Por si só, os indianos que estão em intercâmbio na cidade, Asees e Aseem Dhillon, 17, já chamam a atenção. Suas roupas e costumes são motivo de curiosidade naturalmente. Entretanto, o que mais atrai olhares é o turbante que usam na cabeça. O que poucos sabem é que por baixo dele existem longos cabelos e ainda por cima muito bem cuidados. Os estudantes que estão em Cachoeira do Sul desde setembro são naturais da cidade de Chandigarh, em Punjab, Índia. Vestidos tradicionalmente na foto ao lado, eles contam que de forma geral os hábitos e costumes de vivência são bem parecidos com os do Brasil. “Usamos roupas parecidas com a de vocês, estudamos o dia inteiro, freqüentamos festas, uma rotina bem próxima daqui, apenas temos algumas tradições como trajes para determinadas ocasiões”, revela Asees.
O céu é o limite
Não é por acaso que a jovem Ariela Porto, 25, está ascendendo dia-a-dia no mundo fashion. Modelo? Que nada! Influenciada por uma amiga de infância, ela iniciou o curso de Moda em Novo Hamburgo até que em 2005 sentiu a necessidade de buscar novos desafios “Precisava buscar um novo mercado, que me abrisse mais portas, então transferi meu curso para Florianópolis”, conta. O currículo da jovem estava apenas começando. Uma semana depois ela ingressou na equipe da Audaces como estagiária de suporte técnico. Hoje ela já ocupa o cargo de coordenadora de capacitação da empresa, além de ministrar treinamentos dos softwares e hardwares que a companhia produz em diversos países, sempre trocando experiências em mercados internos e externos. “Felizmente a moda é muito mais do que luzes e passarela, é um mercado gigante e muito promissor, e ainda tenho muitos projetos para realizar, porque o céu é o limite para mim”, revela.
Juega cón Rafaela
Jovem, inteligente e com uma carreira promissora no grupo editorial da família, mas ela quis mais. Formada em jornalismo, Rafaela Vieira da Cunha, 29, foi em busca de novas oportunidades. Trabalhou na Assembléia Legislativa até chegar ao cargo de apresentadora do programa Clic dos Artistas, da Rede TV. Na busca por qualificação, ela decidiu que precisava dar um salto maior: saiu do programa e embarcou para a Espanha em junho de 2007. Depois de muito sufoco, a sorte foi ao encontro da jornalista. Hoje ela comanda um programa de TV, o Juega cón Rafaela, onde apresenta ao vivo brincadeiras com artistas durante duas horas diárias. Todo feito em espanhol, ele é transmitido pela Hello TV. “Hoje só penso em me dedicar a essa oportunidade e valorizar meu currículo para voltar para meu país e construir carreira aqui, perto da minha família e dos meus amigos”, conta Rafaela, que está em férias na cidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR