Superação divina
Mulher, bonita e cheia de vida. Até aí, nada de curioso. O que ninguém imagina é a lição de vida que Neusa Oliveira, 58, mãe de Cátia, Tatiane e Cláudia, tem para transmitir. No início do ano, ao fazer exames de rotina, ela foi pega de surpresa ao descobrir que era portadora de um câncer de mama maligno. "Quando soube da notícia procurei não entrar em pânico, entreguei minha vida à Jesus e recebi uma ajuda divina que me deu forças para lutar contra a doença", revela. Com fé, ela conseguiu o que era quase impossível: depois da retirada da mama, só continuou o tratamento com medicamentos, sem a necessidade de quimioterapia. Como forma de agradecimento pela graça alcançada, ela - que já realizava trabalho voluntário antes do diagnóstico - comprometeu-se ainda mais a estender a mão aos mais necessitados. "Faço parte de grupos voluntários e sempre procuro amparar quem necessita. Ajudar aos outros me faz feliz e é uma maneira de retribuir a Deus o que ele fez por minha vida", conta emocionada.
De pai para filho
O sonho de muitos pais é que o filho dê continuidade ao trabalho que ele realiza. Assim aconteceu com o arquiteto e urbanista Henrique Witeck, 48, que deu seguimento ao legado do pai Acido Witeck ao assumir a direção do Parque Witeck. "Meu pai criou o diamante e hoje estou lapidando-o", conta. O parque, que recebe visitas de todo o Brasil durante as quatro estações do ano, distribui em 70 hectares área para lazer, barcos para remar, trilhas, visitação por ilhas temáticas e um jardim botânico com mais de duas mil espécies de árvores, arbustos e formações. Além das visitações, Henrique também coordena parcerias com instituições de ensino, desenvolve programas de incentivo à educação ambiental e tem novos projetos para o espaço como a comercialização de mudas e a construção de uma pousada.
Inteligência rara
O cachoeirense Vinicius Diniz Vizzotto, 27, foi recentemente admitido no Programa Erasmus Mundus - Mestrado Europeu em Direito e Economia. Em uma seleção com mais de 400 estudantes do mundo todo, ele ficou com o 12º lugar. Formado em Direito pela Ulbra/Cachoeira, Vinicius estava trabalhando como assessor do procurador-geral de Justiça emPorto Alegre quando foi selecionado para o mestrado. Há mais de dois meses na Itália, o advogado conta que a experiência exige bastante dos alunos. "Espero que o mestrado abra portas e que eu possa ajudar a comunidade jurídica brasileira com novas visões e perspectivas a respeito do nosso Direito", ressalta. A formatura está prevista para outubro do próximo ano, na Holanda, para orgulho dos pais Pedro e Luisa.
Viagem só de ida
O que era para ser uma aventura entre amigas acabou se transformando no projeto de vida da hoteleira Cristiane Dal Bosco, 30, neste verão curtindo férias em Cachoeira. Há oito anos ela reside em Toronto, no Canadá. "Viajei para estudar inglês e conhecer outra cultura. Nunca pensei que construiria uma vida por lá. Foi em Toronto que conheci meu marido, o Leonardo, e com ele tive a Pietra que hoje está com seis meses", conta. Cristiane nem imaginava que além da família encontraria também a possibilidade de crescer profissionalmente. "Depois de trabalhar com lavagem de carros, recepção de eventos e em restaurantes como garçonete, resolvi fazer uma espécie de faculdade, chamada college, que durou dois anos, na área de turismo", observa. Não é que o investimento deu certo? Há três anos ela trabalha na rede internacional do Sheraton Hotel como supervisora de alimentos e bebidas.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR