Ita o quê?
Se engana quem pensa que as irmãs Avena (Itassusa, 65, Itagira, 70, e Itamara, 62) são de origem indígena ou tem algum parente perdido pelas tribos do Brasil. A história do nome das irmãs, que não se resume apenas a três e sim a seis irmãos no total, originou-se de uma garotinha chamada Itagira que a mãe das moças conhecia antes da primeira filha nascer. O nome foi registrado na primogênita e inspirou os nomes dos outros irmãos, sempre iniciando com Ita, que no idioma tupi-guarani significa pedra. Sempre juntas, as três irmãs tornaram-se conhecidas pelo prefixo do nome, que desperta curiosidade em muitos. Atualmente dedicam seu tempo ao trabalho voluntário na igreja Santo Antônio. Há mais de 30 anos elas reúnem-se todas as segundas-feiras durante o inverno e confeccionam colchas e crochês para doação, sempre utilizando retalhos de tecidos.
Batalha por espaço
A vida de quem viaja para o exterior parece fácil. Certo? Errado. Para chegar lá e conquistar seu espaço é preciso na maioria dos casos muita luta e força de vontade. O cachoeirense Deividi de Oliveira Staevie, 27, é a prova desse esforço. Ele viajou há quatro anos para a Austrália e teve que suar a camisa, trabalhando em restaurantes e obras, fazendo mudanças e até recolhendo garrafas. O jovem que foi embora em busca de oportunidades e novos horizontes atualmente trabalha como armador de ferro em construções civis na Espanha. Hoje sua renda está proporcionando uma volta ao mundo passando por países da América do Sul, Europa, Oceania e Ásia. A família de Deividi, que atualmente vive em Porto Alegre, recebe atenção especial. "Ajudo minha família sempre que necessitam. Eles me deram tudo do bom e do melhor, agora é a minha vez", observa.
A nova cara da Bartz
Toda empresa que busca o sucesso passa por períodos de reciclagem, renovação e, claro, investimentos. Com a Bartz Moda Jovem não poderia ser diferente. Há 58 anos no mercado, a loja que sempre trabalhou na área de vestuário decidiu buscar uma nova cara para trazer os jovens à empresa. O consultor de moda Tiago Dutra, 30, tendo 10 anos de experiência em conceituadas lojas de Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul, foi encarregado de realizar essa modernização e já vem desenvolvendo o processo há um ano. "Continuamos trabalhando forte com nosso cliente tradicional, mas tínhamos deixado um pouco de lado o nosso público mais jovem. Hoje estamos trabalhando para atingir os dois públicos visando sempre a satisfação do consumidor cachoeirense", observa Tiago. O resultado pode ser percebido através da grade de marcas que a Bartz está trabalhando atualmente e que é de total responsabilidade do consultor.
Sabrina direto da FM
A publicitária Sabrina Homrich, 26, formada há quatro, é mais uma jovem que entra para o time de cachoeirenses que estão fazendo sucesso fora da cidade. Depois de estagiar em conceituadas agências de Porto Alegre e descobrir seu talento na produção de áudio, ela foi em busca de novos desafios. Viajou para à Inglaterra, onde morou durante um ano e trabalhou em bares e pubs até conquistar um trabalho em uma rádio brasileira, transmitida ao vivo pela internet. Sua voz desbravou horizontes até chegar aos ouvidos de um dos gerentes da rádio Ipanema que na época lhe ofereceu um emprego. De volta a terrinha há dois anos, Sabrina atualmente integra a equipe de locutores da rádio Ipanema de Porto Alegre, onde apresenta os programas College Radio e Coffee Shop e ainda atua na unidade móvel da rádio. Toda essa ascensão profissional se deve à determinação de Sabrina: "Nunca deixo passar uma oportunidade. Eu abraço e assumo com toda a cara-de-pau e a coragem que Deus me deu". Para escutar e prestigiar o trabalho da cachoeirense, acesse www.ipanema.com.br.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR