16 mulheres e um segredo
Michele Kuffner
Idade
28 anos
Estado civil
Casada com o empresário Elessandro Corrêa da Silva
Filhos
Mãe de Pedro, 2 anos
Profissão
Empresária
Tive uma mudança radical na minha vida há nove meses. Estava com minha vida tranqüila em Santa Maria, tudo estruturado quando resolvi vir passear em Cachoeira do Sul. Foi então que passando pelas ruas da cidade decidi que era aqui que eu e minha família viríamos morar. No começo foi bastante complicado, pois sou muito apegada a minha mãe, mas a vontade de dar um rumo novo a nossa vida e a necessidade de pensar no futuro de meu filho me deram forças para ficar aqui e abrir a minha loja. Comecei a notar que não poderia pensar só em mim, mas também no Pedro. Antes não tinha coragem de deixar ninguém cuidar dele, hoje ele vai para a escolinha e eu consigo trabalhar tranqüila. Minha vontade de crescer profissionalmente e dar um bom futuro ao meu filho me fizeram mudar muito.
Maria Beatriz França Oliveira
Idade
43 anos
Estado civil
Namorando com o advogado Luiz Celso Índio Diniz há um ano
Filhos
Mãe de Mariana, 17 anos
Profissão
Advogada
Trabalhamos juntas desde 2002. Sempre primamos pela seriedade e pelo respeito para que nosso trabalho tivesse sucesso. Já nos conhecíamos da universidade mas o que nos aproximou foi o Jus Mulher e foi aí que descobrimos que tínhamos sintonia para o trabalho. Nossa missão é buscar o prejuízo de nossos clientes e respeitá-lo como cidadão. Nosso segredo sempre foi mostrar que temos capacidade profissional. No início de nossa profissão, outras pessoas buscaram nos desmotivar, principalmente homens. Para melhor atender buscamos apoio fora de Cachoeira do Sul, formando parceria com profissionais que acreditaram em nosso potencial. Nosso pensamento sempre foi positivo para poder bloquear as energias negativas. Mostramos que mesmo sendo mulheres, temos capacidade.
Carla Fernanda Zanenga Gall
Idade
37 anos
Estado civil
Casada com o empresário Edson Luiz Gasparoni de Melo há seis anos
Filhos
Mãe de Ana Carolina, dois anos
Profissão
Advogada
Jussara Terezinha Barbosa Oliveira
Idade
52 anos
Estado civil
Casada com Eli Pereira de Oliveira há 38 anos
Filhos
Márcio Alex, 36 anos e Alexssadro, 29
Profissão
Comerciante
Já tive três isquemias cerebrais. A primeira aconteceu quando eu tinha 35 anos de idade e a última há nove anos, que acabou deixando seqüelas. Não consegui mais mexer meu braço direito e fiquei com dificuldade para caminhar, mas mesmo assim nunca deixei de trabalhar. No início fui obrigada a ficar parada para me recuperar, mas rapidamente fui superando minhas dificuldades. Acredito que a minha vontade de trabalhar, a paixão pelo que faço e a minha família, me deram motivação para lutar contra a doença. Mesmo com dificuldades, nunca abandonei a cozinha do restaurante onde já trabalho há 22 anos. Há pessoas que se acomodam mesmo tendo todas as possibilidades para trabalhar. Eu tenho certeza que nunca fiz isso.
Zaira Lima Brião
Idade
44 anos
Estado civil
Casada com o empresário Sérgio Brião há 21 anos
Filhos
Talisson, 20 anos, e Alisson, 15 anos
Profissão
Empresária
Acredito que meu grande segredo seja o amor que tenho pela minha profissão. Para conquistar tudo que tenho, foi preciso muito trabalho, esforço e dedicação. As dificuldades não foram poucas. Mas eu nunca pensei em desistir, mesmo quando parecia que as coisas não iriam se resolver. Já tive que me desfazer de várias coisas para poder me reequilibrar e só então depois poder adquiri-las novamente. Já estou há 18 anos neste ramo e sei que ainda faltam muitas coisas para eu conquistar e algumas delas eu sei que são bastante difíceis. Trabalho diariamente para continuar crescendo e sei que isso só depende de mim mesma. A persistência é muito importante em nossas vidas. É isso que faz com que todos os dias eu tenha coragem de continuar em busca de meus objetivos.
Patrícia Hörbe Flores
Idade
34 anos
Estado civil
Solteira
Filhos
Não tem filhos
Profissão
Cabeleireira
Sempre fui uma mulher muito forte e batalhadora. Nada me emocionava e apenas os problemas financeiros me incomodavam. Por tentar ser forte demais, acabei tendo a síndrome do pânico. Tinha medo de assalto, de ser atropelada e de que diminuíssem os clientes do meu salão de beleza. Acabei me isolando dentro da minha própria casa. Para me livrar desse tormento que tanto me prejudicava, decidi procurar ajuda médica. Para melhorar, além do tratamento com uma psicóloga, passei a orar muito, mais do que eu orava antes. Hoje superei isso. Há algum tempo atrás eu não conseguia chorar. Depois de tudo que passei, notei que existem sim, coisas que me emocionam muito, como por exemplo, a apresentação de corais. Hoje sou mais feliz e mais sincera comigo mesmo. Para mim, a receita da felicidade é essa: sempre que se apresenta uma dificuldade na vida ter fé em Deus que tudo dará certo.
Itatiane Florence
Idade
36 anos
Estado civil
Casada com o promotor de vendas Luciano Veleda
Filhos
João Vitor, 11 anos e Marina, 3 anos
Profissão
Advogada e empresária
Tenho como base para tudo que faço em minha vida a praticidade e determinação. Isso me ajuda muito a superar os obstáculos do dia-a-dia. Além disso, não tenho o hábito de me assustar com problemas. Como sou muito prática, eu procuro resolvê-lo logo. Também tenho metas e objetivos que uso para correr atrás daquilo que quero. A loja Las Gauchas, a qual sou uma das proprietárias, é um exemplo dos sonhos que já tinha há pelo menos três anos e que fui atrás e consegui realizar. Além da loja, tenho muito orgulho dos meus filhos.
Luciana Petrarca
Idade
31 anos
Estado civil
Casada com o advogado e professor Lino Munhoz
Filhos
Não tem filho
Profissão
Professora, empresária e pecuarista
Meu segredo é não ter medo de desafios e de coisas novas que aparecem em minha vida. Minha meta é a superação diária. Para isso, acredito que a humildade seja peça-chave para ter coragem em buscar o desconhecido e a aplicar as novas descobertas no meu trabalho, principalmente na loja Las Gauchas, em que sou uma das proprietárias. Não acho feio perguntar as coisas para quem já tem mais experiência. Isso é uma maneira de se aprender cada vez mais. Carrego sempre três coisas que considero importantes para minha vida: não ter medo, a humildade e a perseverança.
Diolinda Höerbe
Idade
57 anos
Estado civil
Casada com o contabilista João Roberto Höerbe há 35 anos
Filhos
Sandro, 33 anos, Cristine, 28, e Lucas, 20
Profissão
Empresária e consultora
Meu segredo é aprender com os erros e os acertos de outras pessoas. Quando vejo que fazem algo certo eu sigo aquele caminho. Quando percebo que fizeram algo errado, eu evito aquela atitude. Sou de uma família humilde e hoje sou consultora de produtos de beleza. Aprendi com a vida e isso me colocou onde estou. Trabalho sempre de bem com a vida e busco sempre valorizar o ser humano. Como presto muita atenção nas pessoas que estão ao meu redor, consigo aprender com facilidade. Até hoje, tudo que tentei fazer eu consegui. Acredito que esta facilidade que tenho de aprender seja fundamental para minha vida.
Helenara da Rosa
Idade
49 anos
Estado civil
Casada com Paulo Figueiró, médico veterinário e professor universitário
Filhos
Savanna, 28 anos
Profissão
Professora e empresária de eventos e festas
Já passei por vários momentos que marcaram muito a minha vida, mas jamais pensei que um dia seria totalmente dona dos meus atos como hoje. No magistério, os professores todos são subordinados a alguém, agora com minha empresa está sendo tudo diferente e muito gratificante. Mesmo assim não deixei de ser professora e continuo exercendo o magistério. A forma com a qual eu conquisto as pessoas, principalmente pelo meu jeito de ser, já está repercutindo positivamente em minha nova profissão. A alegria que as pessoas costumam notar em mim me acompanha em todos os momentos de minha vida. Às vezes posso até estar séria, mas isso acaba logo. A alegria é muito importante quando tratamos com o ser humano. Esta é a regra número um quando se trabalha com o público.
Lourdes Helena Lovato Amorim
Idade
43 anos
Estado civil
Casada há 17 anos com Josué Amorim
Filhos
Abdiel, 14 anos
Profissão
Empresária
O meu grande orgulho é a força de vontade que tem o meu marido. Há 12 anos ele perdeu a visão e consegue perceber apenas vultos. No entanto, isso não fez com que o Josué se abatesse ou achasse a vida menos interessante. Ele trabalha e se esforça muito para vencer as suas limitações. Isso me estimula e me dá mais força para lutar todos os dias pelo meu trabalho e pela minha família. Acredito que meu esposo seja um exemplo de vida para muita gente, principalmente para aquelas que não tem motivação para viver e trabalhar e por isso vivem reclamando de tudo ao seu redor. Tenho certeza que suas atitudes são um grande exemplo também ao nosso filho que ainda é jovem.
Regina Cristiane Janner
Idade
38 anos
Estado civil
Separada
Filhos
Évelin, 18 anos e Igor, 14
Profissão
Empresária, esteticista, eletroterapeuta e especialista em drenagem linfática pré e pós cirúrgica
Minha vida mudou completamente depois do nascimento da minha neta, Maria Luisa. Sua chegada foi algo que preencheu a minha vida. Ela nasceu prematura e muito pequena. Quando a pediatra me chamou para vê-la, foi como se o mundo tivesse parado. Fique paralisada olhando para ela e nem ouvia o que a médica falava. Tudo na minha vida mudou. Como a gravidez da minha filha Évelin foi muito complicada, acabei tendo que me preparar para o melhor e para o pior e eu realmente estava preparada. Mas quando eu vi a minha neta ali, viva, mesmo depois de tudo que ela já tinha passado, eu fiquei muito feliz. Hoje ela é uma criança saudável, feliz e inteligente. Sempre rezei muito para que isso acontecesse e acho que esse é meu grande segredo: a fé que eu tinha de que tudo daria certo. E realmente deu.
Marta Helena Fontoura da Silva
Idade
35 anos
Estado civil
Casada com o contabilista Luciando Silveira
Filhos
Gabriel, 15 anos, e Sabrina, 7
Profissão
Empresária
A maior conquista da minha vida é a minha família, meu marido e meus filhos. Eles são o meu grande amor. Posso viver sem a minha profissão, mas jamais sem eles. Tenho certeza que o fato de ter perdido meu pai quando eu tinha só sete anos e mais tarde ter perdido um irmão e uma irmã, me deixou mais apegada a minha família. A perda que eu tive foi um grande sofrimento para mim e não quero que quem eu amo sinta tudo o que senti. Estou casada há 15 anos e cultivo um grande amor pelo meu marido e sei que este sentimento ainda estará vivo por muitos anos, pois sempre busco renová-lo. Meu segredo é zelar pelo bem estar da minha família. Eles são a maior alegria que eu tenho e sei que estou sendo um espelho para eles.
Ieda Maria Decker Trevisan
Idade
43 anos
Estado civil
Casada com o empresário Fioravante Trevisan Junior
Filhos
Matias, 25 anos, Tiago, 21, e Laura, 20
Profissão
Voluntária
Ser amada e amar intensamente é o segredo da felicidade. Porém, há outras coisas fundamentais de que aspessoas não devem abrir mão, como estar de bem com a vida, buscar a felicidade todos os dias, ser alegre, tratar bem as pessoas independente de quem seja, não esquecer de dizer que amamos quem está perto de nós, fazer exercícios e sorrir sempre. Acho muito importante também o convívio com os meus amigos. Eu sempre procuro deixar a vida me levar. Se hoje algo não está bom, amanhã com certeza será melhor. As pessoas não podem se deixarem abater pelos problemas. É preciso viver a vida da melhor maneira possível e é isso que eu faço todos os dias com meu marido e meus filhos.
Ângela Schwendler Saldanha
Idade
35 anos
Estado civil
Casada há 18 anos com o fotógrafo Rosnei Luis Saldanha
Filhos
Everton Michel, 17 anos, e Michele, 14
Profissão
Decoradora de eventos
No ano de 2004 abri a empresa Ângela Decorações. No início das atividades imaginava que realizaria trabalhos esporádicos, pois estava começando nesta área e todo começo é muito difícil. Porém estava enganada. O meu primeiro trabalho já foi feito em grande estilo. Idealizei e preparei a decoração do baile de aniversário da Sociedade Olímpica Venâncio Aires (Sova). A partir daquele momento ganhei notoriedade dentro da sociedade venâncio-airense e em seguida surgiram os primeiros trabalhos em outros municípios da região. Em 2007 foi o ano da afirmação. Neste ano estamos realizando trabalhos em várias regiões do estado e firmamos várias parcerias. Apresentamos um trabalho diferenciado e hoje temos à disposição dos clientes, tudo em decoração de eventos, fotos, vídeo, telão, iluminação e DJ.
Vera Maria Müller Pinto
Idade
61 anos
Estado civil
Casada há 39 anos com o professor Henrique Möller Pinto
Filhos
Luís Henrique, 36 anos
Profissão
Professora
Estava concluindo o curso normal na década de 60, quando iniciei o curso de Contabilidade, à noite, no Colégio Roque. O que o curso me traria? A formação contábil era para, ao lado do magistério, trabalhar no escritório do meu irmão. Essa era a minha previsão e a dos meus pais. Mas a vida nos prepara muitas surpresas. No prédio do colégio funcionava a Faculdade de Ciências Econômicas, com suas turmas no mesmo turno da Contabilidade. Lá, reencontro entre os acadêmicos, um colega de ginásio e começa um namoro, alimentado por encontros diários no recreio e final das aulas. Do namoro veio o noivado e um casamento até os dias de hoje. Assim, o curso de Contabilidade, que seria uma opção profissional foi o início de um grande amor. Acabei nunca fazendo balanço comercial, mas muita contabilidade doméstica.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR