TOQUES
Aula de etiqueta
Dicas para não fazer feio em ocasiões especiais
. Situação formal
Um almoço costuma ser mais informal, já um jantar, por exemplo, exige algumas formalidades, principalmente após as 20h. O primeiro passo para não errar é a pontualidade. Para os cumprimentos, o correto é dar a mão, beijo só se tiver intimidade com a pessoa.
. Acerte no figurino
Em um jantar formal, a mulher pode brilhar com uma maquiagem mais forte, acessórios e salto alto.
. Guardanapo
Nessas situações esqueça os guardanapos de papel. Eles servem no máximo para que a mulher retire o excesso de batom. Os guardanapos de pano servem para secar a boca e ficar no colo da pessoa. É deselegante deixar manchas no tecido.
. Copos e talheres
O segredo é usar os talheres de fora para dentro, na ordem que estão sobre a mesa. Ao cortar os alimentos, coloque a faca na mão direita, apóie-a no prato e faça a troca de mãos para se servir. O copo deve ficar à direita, pois por esse lado o garçom não serve. Use primeiro o cálice de vinho branco, que é o menor, depois o médio para vinho tinto e deixe o maior para água. Refrigerante ou suco pode ser bebido no copo de vinho tinto, assim como o vinho rosê.
. Estilo do jantar
À francesa: as pessoas ficam à mesa e são servidas pelo garçom. O anfitrião deve ser o último a ser servido. Se o grupo for pequeno, todos devem esperá-lo começarem a comer.
À americana: os convidados se servem no aparador e se sentam em mesas menores. Para facilitar, no jantar americano deve ser oferecido um prato só ou algo que não seja preciso cortar.
DICA
Fatias perfeitas
. Antes de tirar o bolo da forma, polvilhe o prato que vai recebê-lo com açúcar de confeiteiro. Assim, você evita que ele grude e garante fatias perfeitas.
FRASE
"Não penso em aposentadoria. Quem tem projeto não envelhece. Não deixo minha idade me alcançar."
Renato Aragão, 74 anos, humorista
Li e recomendo
Neida Rodrigues, 37
Empresária
Título
“O vendedor de sonhos”
Autor
Augusto Cury
“O livro é recheado de histórias protagonizadas por um homem que se diz vendedor de sonhos. Ninguém sabe seu nome, sua história ou sua origem. A única coisa que ele deseja que as pessoas entendam é que seu intuito é salvar o mundo e toda sociedade moderna do cárcere da rotina. O intuito do autor ao escrever este livro é instigar os leitores a buscar uma nova maneira de viver, livre de preconceitos, de rótulos e de estagnação”.
Vi e recomendo
Leandro Wilke, 28
Engenheiro de produção
Título
“A procura da felicidade”
Diretor
Gabriele Muccino
“O filme conta a história de um homem que torna-se estagiário, sem remuneração, na esperança de ser futuramente contratado. Porém ele enfrenta vários problemas financeiros, que fazem com que ele e seu filho de 5 anos sejam despejados e passem necessidades. A obra retrata que independente das circunstâncias, nenhum dinheiro no mundo pode vencer as barreiras da integridade e dos bens morais”.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR