Túnel do tempo
Elis Regina Bello Siqueira, 47, é corretora de imóveis com 25 anos de atuação e proprietária da Líder Imóveis há oito anos. É mãe de Verônica Betat, 24, engenheira agrônoma, e Laura Calvett, 6. Veja alguns de seus melhores momentos:
Pergunte ao ESPECIALISTA
PEDRO LUCAS PORCELA AURÉLIO
60, médico nefrologista e clínico geral, coordenador de grupo de combate ao tabagismo, sendo 35 anos de profissão
Como vencer o vício do cigarro?
“O fumante tem que entender que ele é um dependente químico e, como tal, está sujeito a recaídas e à síndrome de abstinência, como qualquer outro usuário de drogas psicoativas. Como em tudo na vida, é preciso determinação e perseverança na decisão de parar de fumar. O cigarro contém 4,7 mil substâncias tóxicas e, portanto, pode ser considerado um lixo tóxico. Assim sendo, considere que sua boca não é uma lixeira. Nela, você deve colocar apenas o que é saudável. Não se iluda, pensando que se não tragar, o cigarro não fará mal. Isso é um mito. O cigarro faz mal até quando estamos próximos dele, e isso se chama fumo passivo. O tabagismo é a maior causa evitável de adoecimento. Se você for um fumante e estiver preocupado com sua saúde e pensando em fazer um check-up, considere que tomar a decisão de parar de fumar é mais importante que fazer qualquer exame. Existem várias formas de abordarmos o tabagismo, entre elas, temos a opção de usar medicamentos para auxiliar o usuário de tabaco no tratamento de sua dependência química. Além disso, é recomendável, e muito importante, que mantenha a abordagem cognitivo comportamental, que é feita individualmente, em consultórios médicos, ou coletivamente, nas reuniões de grupos de tabagismo”.
Minha melhor aquisição
ALEX MATEUS LEAL DUTRA 26, militar
Apple Watch Series 4
“Minha mais recente aquisição foi o Apple Watch Series 4. Produto maravilhoso e super ágil, facilita as atividades do dia a dia. Sem contar que monitora os batimentos cardíacos, ideal para quem faz atividades físicas. Recomendo”.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR