Cabelos pedem atenção depois de tanta exposição ao sol
Verão: época de férias e muita diversão, entretanto, quando vai embora não deixa somente lembranças boas – principalmente nos cabelos. Isso porque o calor degrada as ceramidas - camada externa que protege o cabelo – abrindo as cutículas dos fios e danificando seu interior. Frágeis e expostos ao sol, água do mar e piscina, vento e areia, os fios ficam mais quebradiços e formam as famosas pontas duplas. Como se não bastasse, irregulares, eles ainda impedem que a luz seja refletida, tornando os cabelos opacos e sem brilho. Então, como se livrar das marcas ruins e ficar só com as belas recordações do verão? LINDA conversou com a proprietária do salão de beleza Perfil de Mulher, Renata Dolianitis, 12 anos de profissão, que dá as dicas e já alerta: “Para renovar as madeixas e devolver a saúde aos cabelos, é preciso cuidado intenso”. Então mãos à obra!
“De nada adianta cortar pontas, fazer hidratação no salão se no dia-a-dia usar produtos de baixa qualidade para tratar os fios”.
Renata Dolianitis
Efeito palha
No salão, a pedida é hidratação e reconstrução dos fios. Já em casa, utilize reconstrutores com aminoácidos de queratina que fortalecem os fios. Cortar as pontas pode melhorar a imagem de um cabelo danificado. Mas se não houver a devida hidratação, será como remendar um vestido velho.
Cabelos tingidos
O cabelo tingido é o mais prejudicado. Com a ação do sol ele fica muito ressecado, sem brilho e com a cor desbotada. Uma tonalização vai uniformizar o tom e depois é só hidratar.
Fios oleosos
Ainda que os fios estejam ressecados, as altas temperaturas estimulam a produção das glândulas sebáceas junto ao couro cabeludo, aumentando a oleosidade. Para solucionar, escolha xampus e condicionadores próprios para cabelos oleosos ou mistos. Nunca aplique o condicionador na raiz.
Pontas unidas
Outro resultado negativo do verão é o aparecimento de pontas duplas. Para acabar com elas, a dupla corte e soro reparador é a mais indicada. Além de eliminá-las, o corte de cabelo potencializa e acelera os resultados da hidratação. Na hora de escolher o reparador, muitos cometem o erro de apostarem nos reparadores de ponta, entretanto, eles agem como maquiagens, deixando o cabelo bonito apenas na hora. Hoje em dia, existe um tipo de reparador de pontas, o soro reparador ou serum, capaz de hidratar os fios. Além do silicone, contém polímeros de brilho, ceras e óleos naturais de jojoba, abacate ou oliva que tratam os cabelos.