Rosto liso em segundos é o que promete a toxina botulínica
Não é ficção, nem truque de mágica. A toxina botulínica usada para fins estéticos é capaz de deixar uma quarentona com rostinho de 30 ou quem sabe uma de 30 com aspecto de 20, enfim qualquer mulher com a aparência mais jovem. Rugas de expressão se destacam no rosto quando você franze levemente a testa ou sorri? Se a resposta for sim, considere então começar a aplicar essa substância conhecida popularmente pela marca comercial Botox, que tem o poder de agir paralisando músculos.
De acordo com a médica especialista em medicina estética, Letícia Nunes Beckenkamp, 38 anos de idade e 14 de profissão, os resultados são excelentes na testa, nos pés-de-galinha, entre as sobrancelhas, lábio superior e até no pescoço. O melhor de tudo é que o procedimento é praticamente indolor e por não ser invasivo, não existe pós-operatório. O procedimento é feito rapidamente no próprio consultório médico exigindo alguns cuidados quanto ao excesso de fala somente nas quatro horas seguintes à aplicação. Raramente aparecem hematomas e os resultados já são percebidos a partir do terceiro dia. No sétimo dia já se nota bem a diferença e no 20º o músculo já está paralisado.
Por se tratar de um procedimento que paralisa músculos ele deve ser feito somente por um médico especialista. “É preciso ter conhecimento sobre o tratamento para não correr o risco de fazer a aplicação em local errado e assim acabar paralisando o músculo errado”, observa a especialista. A médica alerta que a toxina somente paralisa os músculos e não preenche as rugas. “Mesmo assim, o efeito é muito proveitoso, garanto que melhora e suaviza as linhas de expressão”, ressalta Letícia.
QUANDO FAZER - Para quem está pensando em fazer, tanto mulheres como homens, a aplicação da toxina é indicada a partir dos 28 anos, quando geralmente começam a aparecer as primeiras rugas, mas quem já passou da idade também pode recorrer ao tratamento. “Tenho pacientes de 60 e 70 anos que fazem a aplicação e garantem bons resultados”, observa. Independente da idade é importante evitar exageros. O excesso de pontos de aplicação pode levar a uma expressão pouco natural. Para evitar surpresas desagradáveis, o paciente sempre deve passar por uma avaliação médica antes. Além de tirar as dúvidas sobre a aplicação, o médico poderá avaliar se o resultado será realmente efetivo no determinado caso.
Nem tudo são flores
A parte ruim, para quem não sabe, é que a aplicação da toxina botulínica não tem efeito definitivo. A cada seis meses é preciso fazer uma nova aplicação para manter os resultados. O que pode tornar a manutenção da pele lisinha um tanto cara, já que a aplicação custa em média de R$ 700,00 a R$ 900,00. Quanto às contraindicações, poucas pessoas não podem aplicar a toxina: somente as alérgicas a ovo e as que já tiveram algum tipo de sensibilidade em aplicações anteriores.
A aplicação da toxina botulínica pode ser feita em qualquer época do ano, mas de acordo com a médica Letícia Nunes Beckenkamp é no inverno que aumenta consideravelmente a procura. “Acredito que por questões culturais de que é no inverno o melhor período para tratamentos de beleza, mas a aplicação pode ser feita em qualquer mês”, observa.
Palavra de quem faz
A pedagoga e secretária Jane Machado Altermann é uma das adeptas a aplicações de toxina botulínica. Há quatro anos ela se submete ao procedimento na região dos lábios em média a cada seis ou oito meses. Os resultados são visíveis. Aos 49 anos ela exibe um rosto de mulher mais jovem e orgulha-se dos resultados das aplicações. “Quando o efeito começa a passar já sinto a necessidade de fazer novamente. Com certeza melhora muito a autoestima”, diz.