O verão se aproxima. É hora de caprichar na depilação
O verão está chegando, época de sol, mar e piscina. A temporada oficial da pouca roupa, hora dos biquínis saírem do armário, ops... e a depilação? É preciso dar um fim aos pelos intrometidos antes que eles comprometam o visual de verão. Cera quente, fria, creme, depilação a laser? Escolha o método que mais combina com você de acordo com as sugestões da especialista em depilação do salão Perfil de Mulher, Maria José Lacerda, a Zezé, 59 anos de idade, sendo 27 de profissão.
Solução rápida
. Lâmina - Boa opção para casos de emergência. Como os pelos não são retirados pela raiz, e sim cortados rente à pele, quando começam a crescer, o toque fica áspero. Dura entre 24 e 48 horas.
Solução definitiva
. Laser - A luz destrói a matriz do pelo, fazendo com que ele pare de nascer. Os fios vão desaparecendo a cada sessão. Entretanto, o laser só é bom para pelos escuros, com os claros não costuma funcionar. Além disso, ele não é indicado para quem quer pegar uma corzinha durante o tratamento, pois a exposição ao sol é proibida nesse período. Para a virilha, a sessão de lazer custa em média R$ 140,00. Em geral são necessárias de quatro a cinco sessões para um resultado definitivo.
Dolorido, mas eficiente
. Roll on - Como a cera é mais fina para poder passar pelo aparelho, acaba grudando muito na pele, o que torna a remoção mais dolorida. Muitas vezes até retira a camada superficial da pele criando uma espécie de assadura na superfície agredida.
Sensíveis à dor
. Cera quente - É o método menos dolorido, pois o calor da cera dilata os poros, facilitando a retirada do pelo. Outro ponto a favor é que o processo evita a formação de pequenas rolhas da própria pele que impedem a saída do novo pelo, resultando em pontos de infecção. Lembre-se: a cera deve ser retirada puxando-se no sentido contrário ao crescimento do pelo. Além disso, por questões de higiene, a cera não deve ser reaproveitada.
. Creme depilatório - Não dói, mas é preciso fazer o teste de sensibilidade em uma pequena área do corpo. Isso porque o princípio ativo do produto, uma espécie de ácido que dissolve a queratina do fio, pode provocar alergia. Um dos pontos contras é a duração, cerca de três dias.
Resultado prolongado
. Cera quente ou fria - Com a cera quente, os fios levam cerca de 20 dias para começarem a nascer de novo. Já a cera fria, por não dilatar os poros muitas vezes o bulbo do pelo não sai por completo, por isso a duração da depilação pode ser menor. Entretanto, as duas trazem a vantagem que, com o tempo, o crescimento dos pelos diminui devido ao trauma constante sofrido pela raiz. A depilação completa (buço, sobrancelha, axila, pernas, coxa e virilha) custa em média R$ 40,00.
. Depilador elétrico - Como o aparelho puxa o fio pela raiz, o resultado da depilação também dura cerca de 20 dias. O problema é que, dependendo do formato do equipamento, não dá para usar na virilha.
Modelo: Anelise Trindade, 25