linda insta

Beleza EDIÇÃO 29 - SETEMBRO 2009

Vai uma lipo aí?


Lipoaspiração é a arma para exterminar as gorduras localizadas e esperar a estação das roupas curtas

 

Já é setembro e com a chegada da primavera as roupas começam a ficar mais curtas. Xiiii... Lá vem a preocupação: o saldo do inverno. Uma gordurinha aqui, outra ali e o medo de mostrá-las pede uma solução. Como nem sempre dieta e exercícios exterminam as gorduras localizadas, a saída muitas vezes é recorrer à lipoaspiração, uma das intervenções estéticas mais procuradas no Brasil, cerca de 400 mil por ano. Quer colocar o plano verão em prática e encarar o bisturi? LINDA conversou com o cirurgião-plástico Márcio D’Elia, 35 anos de idade e sete de profissão, e coloca a lipoaspiração em xeque.




 

Xô, gordurinhas: proximidade do verão faz a preocupação com a boa forma aumentar





Tudo sobre


. INDICAÇÃO - A lipoaspiração é o tratamento ideal para correção de depósitos excessivos de gordura em determinadas áreas corporais, ou seja, a famosa gordura localizada. Pode ser feita em pacientes que estejam com o peso adequado para sua idade e altura. Não é indicada para pessoas obesas.


. ONDE POR SER FEITA - Em qualquer área ou segmento corporal que tenha excesso de tecido adiposo. Entretanto, cada região possui um limite de aspiração de gordura. Os limites máximos recomendados são de 5 a 7% do peso ou 40% da superfície corporal.


. ANESTESIA - A lipoaspiração pode ser realizada com anestesia local, peridural (da cintura para baixo) ou geral. Tudo depende da extensão do procedimento, número de áreas a serem tratadas e preferência do cirurgião e anestesista. “Em uma área pequena é possível realizar a lipoaspiração sob anestesia local, porém quando trata-se de duas ou mais áreas ou grandes volumes, torna-se necessário anestesia peridural ou geral para que o paciente realmente não tenha dor”, observa D’Elia.


. CICATRIZES - As cicatrizes são pequenas, de dois a quatro milímetros, e ficam localizadas preferencialmente em áreas cobertas por roupas íntimas.


. TEMPO DE CIRURGIA - O tempo da cirurgia depende fundamentalmente do número de áreas e volume de aspiração de gordura a ser realizado, podendo variar de 30 minutos a três horas.


. TEMPO DE INTERNAÇÃO - A internação na maioria dos casos é ambulatorial com alta no mesmo dia. Quando trata-se de aspiração de volumes próximos dos limites permitidos ou cirurgias associadas pode necessitar internação entre 18 e 24 horas.


. PÓS-OPERATÓRIO - É tranquilo e com pouca dor, mas ocorre inchaço e hematomas nas áreas tratadas. A recuperação é rápida, entretanto é recomendado de três a cinco dias de repouso.


. COMPLICAÇÕES - Na lipoaspiração, assim como em qualquer procedimento cirúrgico, pode haver complicações. “É muito importante ser somente operado por cirurgião-plástico com formação de dois anos de cirurgia geral e três anos de cirurgia plástica. Esse profissional, além de melhor senso estético, tem conhecimento anatômico e técnico para realizar o procedimento com segurança e nos limites recomendados”, ressalta D’Elia. “Dessa forma a incidência de complicações é baixa e semelhante a qualquer procedimento cirúrgico de mesmo porte”, conclui.


. RESULTADO FINAL - As áreas lipoaspiradas permanecem inchadas por um período variável de quatro a 12 semanas, podendo já se notar diferenças nas medidas entre duas a quatro semanas. O resultado definitivo somente poderá ser observado entre três e seis meses.


. VALORES - Segundo pesquisado em clínicas da cidade e da região, o valor do procedimento depende fundamentalmente do número de áreas, extensão da lipoaspiração, necessidade de lipoenxertia (retirada da gordura de uma área para colocação em outra), tipo de anestesia e tempo de internação. O valor pode variar de R$ 1,4 mil em média para lipoaspiração de uma área com anestesia local, como o pescoço, por exemplo, a aproximadamente R$ 5 mil para lipoaspiração de múltiplas áreas com lipoenxertia associada.

 

 

Modelo: Silvia Souza

 

 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600