Truques da beleza negra
Se olhar no espelho e se sentir bonita é o que toda a mulher quer. Esse também era o desejo de Carina da Silva, 23, e Maria Ivanilda Trindade, 36, que ao serem convidadas para participar de uma transformação no visual não pensaram duas vezes antes de aceitar. A missão de fazer elas se sentirem belas e atraentes ficou por conta do salão de beleza especialista em cabelos afros Nilda Alonso. Depois de quase seis horas de trabalho, o resultado surpreendeu até mesmo elas. “Nem eu sabia que era bonita. Estou me sentindo ótima”, observa Maria.
Carina da Silva
ANTES
DEPOIS
Cabelo
Nas duas foi feito um tratamento de reconstrução capilar com cauterização dos fios para finalizar. No cabelo de Carina foi feito um corte desfiado para aliviar o volume. Já em Maria, que além de ter química nos fios, tinha o cabelo em duas camadas, foi feito um corte para uniformizar o comprimento. De acordo com as cabeleireiras Nilda e Nídila Alonso, o cabelo crespo não admite cortes radicais por ter muito volume. “Esse tipo de cabelo precisa ter peso para não ficar armado. Em cabelos afro não se pode fazer transformações radicais. É necessário respeitar os limites da beleza natural da mulher negra”, explica.
Sobrancelha
As sobrancelhas de Carina, que eram bastante falhadas, receberam preenchimento com lápis Payot, cor café.
Maquiagem
Seguindo a tendência da estação, tanto para Carina como para Maria a maquiagem foi feita com o objetivo de dar um ar natural e um aspecto saudável ao rosto. A dica das profissionais é sempre usar tons claros que iluminem a pele negra, como o dourado. Tons de terra e acinzentados acabam dando um aspecto carregado. O blush ideal deve variar entre o cereja e o vinho. Já a boca da mulher negra precisa de destaque, por sua cor ser muito parecida com a do resto do rosto. “Quem tem a pele branca, a boca se sobressai sendo rosada ou avermelhada e já na negra ela se apaga, por isso a necessidade de um batom em tons de rosa ou vermelho. Dourado nunca, pois se confunde com o tom da pele negra”, observam.
Maria Ivanilda
DEPOIS
ANTES
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR