Cheias de onda
Apesar da febre da escova progressiva e da chapinha, muitas mulheres dispensam o estica e puxa e assumem seus cachos
As atuais técnicas para deixar o cabelo superliso fazem verdadeiros milagres. Mesmo assim, são muitas as mulheres que encaram, com orgulho, seus cachos e ondas. As que dispensam as chapinhas e escova progressiva garantem: é mais fácil deixá-los na forma natural do que viver no estica e puxa dos salões de beleza, lutando para que fiquem lisos. A cabeleireira Renata Dolianitis, 36 de idade e 11 de profissão, garante que, ao contrário do que muitos pensam, manter um cabelo cacheado bonito não é tão difícil. O fundamental é caprichar na hidratação para domar o volume e os fios arrepiados.
“O cabelo crespo é naturalmente mais ressecado e opaco do que o liso porque o movimento anelado do fio impede que a oleosidade natural do couro cabeludo chegue até as pontas, por isso a necessidade mais freqüente de hidratação”, comenta. Além disso, o corte pode ser um grande aliado dos cabelos crespos. “É claro que ele deve ser analisado de acordo com o formato do rosto de cada pessoa, mas uma alternativa que vale para a maioria é o corte em camadas, que deixa os cabelos mais leves e com balanço mais suave”, observa a cabeleireira.
As mechas também são um ponto que pode fazer grande diferença nos cabelos crespos. Em geral, elas devem ter nuances, sem chegar na raiz, para acompanhar o balanço dos cachos e não marcar muito nem o início do fio e nem deixar a cor espalhada nas pontas. “Antigamente era preciso alisar os cabelos porque não existiam produtos eficientes para fios crespos. Agora a situação é diferente, e é possível assumir a naturalidade dos crespos e valorizá-los com uma infinidade de cremes e xampus criados especialmente para isso”, observa. Um dos produtos que faz sucesso entre as mulheres que possuem cabelos crespos é o leave-in, um creme sem enxágüe que além de modelar os cachos, protege contra os efeitos do sol e ação do vento.
As estórias de quem não abandona os cachos
Patricia Vargas da Rosa
27 anos
pedadoga
“Apesar de adorar meus cabelos crespos, algumas vezes faço chapinha para mudar um pouco o visual. Como ele tem tendência a encrespar mesmo depois do alisamento é muito mais prático manter os cachos naturais. Lavo todos os dias para evitar que fique com muito volume. Depois do banho sempre uso creme de pentear e um pouco de gel para deixá-los bem definidos e sem chances de armar durante o dia”.
Jeane Albuquerque
34 anos
empresária
“Há alguns meses fui a uma festa e para ficar um pouco diferente, decidi fazer uma chapinha. Detestei o resultado. Se tivesse tempo teria voltado para casa e lavado para ele voltar ao normal. Durante todo o evento parecia que não era eu. Depois dessa experiência, não vou querer tentar alisá-lo de novo tão cedo. Para manter sempre os cachos bem definidos uso ativador e seco os fios com secador. Apesar de não parecer, é muito fácil ter o cabelo crespo. Sempre me arrumo rapidinho”.
Sabrina Nascimento da Silva
21 anos
comerciária
“Adoro meus cabelos cacheados. Não me imagino com eles lisos. Uma vez até fiz chapinha, mas na hora de ir para a festa que estava programada acabei prendendo, por que não gostei muito do resultado. Para mantê-los sempre bonitos, lavo diariamente e após passo creme para pentear, mas nunca uso escova ou pente, apenas moldo-os com os dedos. Como a tendência dele é ser seco, faço periodicamente hidratação”.
Bruna Quevedo Alves
16 anos
estudante
“Gosto do meu cabelo, a única coisa que acho ruim é o volume que ele tem. Faço chapinha às vezes para ir a festas, mas não penso em fazer escova progressiva, pois sei que para deixá-lo liso é fácil e fazê-lo voltar a ser cacheado é impossível. Para mantê-lo bonito, lavo todos os dias e só escovo enquanto está molhado. Além disso, uso redutor de volume e faço hidratação quinzenalmente. Em média, levo 15 minutos arrumando eles diariamente”.
Rosana Ortiz
34 anos
professora
“Até há pouco tempo eu vivia tentando alisar meu cabelo. Sempre que aparecia com eles lisos meu marido e amigos diziam: você fica bem mais bonita com os cachos. E de tanto falarem acabei me habituando a deixá-los naturais e agora concordo com eles e também acho que o crespo combina mais comigo. Um dos cuidados que tenho é não esfregar muito na hora do banho para não desmanchar os cachos”.
Salete Biscaglia
42 anos
bancária
“No início da adolescência o meu cabelo era bem liso. Até que um dia minha irmã, brincando, me empurrou em um ventilador que rebentou boa parte do meu cabelo. O que sobrou tive que cortar com navalha para emparelhar. Quando ele começou a crescer novamente já estava crespo. E eu adoro ele assim, pois é muito fácil cuidar e tem a vantagem de que quando quero mudar o visual posso deixá-lo liso e quem tem os fios naturalmente lisos é difícil cacheá-los”.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR