Essa é a proposta dos jardins de inverno projetados tanto em residências como em apartamentos
Aproveitar um pouco da natureza mesmo nos dias frios, para isso nada melhor do que ter um jardim de inverno projetado dentro da residência. “Esses espaços abrigados do vento e da chuva, com incidência de raios solares, aliado a espécies vegetais ornamentais, buscam criar um ambiente aconchegante e acolhedor para ser desfrutado no inverno”, explica a arquiteta Daiana Fagundes, 29 anos de idade, quatro de profissão, que dá dicas para quem quer ter seu lugar de refúgio nos dias de temperaturas baixas sem sair de casa.
Estar dentro de casa e visualizar através de um vidro um lindo jardim? Com certeza é o desejo de muitos. Este foi o objetivo alcançado ao ser projetado este jardim de inverno. Por ser um local amplo, foi possível a criação de recantos verdes e um caminho central de pedriscos. Entretanto, não há uma metragem específica para um jardim de inverno, pode variar desde um pequeno espaço ocioso até uma grande área. O objetivo principal é criar um ambiente acolhedor.
Uma boa opção para a criação do jardim em um local que não foi projetado para esta finalidade é utilizar vasos de plantas presos em painéis fixos nas paredes e plantas em vasos no chão, pois não exigem que seja feita alguma obra civil. Cadeiras de descanso e sofás são boas opções de mobiliários para tornar o ambiente aconchegante e convidativo.
Normalmente os jardins internos recebem menos sol, sendo assim as plantas a serem escolhidas devem ser de meia sombra ou sombra, como bromélias, palmeira raphis, samambaias e orquídeas. É possível também a utilização de pequenas árvores frutíferas, desde que exista incidência solar e um espaço com tamanho adequado evitando tornar o ambiente sufocante.
A proposta de um jardim de inverno não requer, necessariamente, que seja realizada uma obra civil para sua execução. As espécies plantadas em vasos e os caminhos feitos com pedriscos não requerem grandes alterações no projeto da morada e o resultado é perfeito. Geralmente os jardins de inverno são feitos em áreas fechadas a fim de evitar as intempéries do clima frio, no qual as plantas utilizadas receberão irrigação adequada. Porém, é possível sim, projetar um jardim de inverno aberto, desde que o mesmo tenha um sistema de drenagem, evitando o acúmulo de água da chuva caso o jardim seja locado em terraços ou sacadas.