Não parece, mas é. Tintas ganharam texturas que à primeira vista nem parece que se trata de simples pinceladas
Que tal vestir as paredes de casa? Pois é exatamente essa proposta que as tintas texturizadas fazem. Efeito camurça e jeans nas mais variadas cores são algumas das novidades que estão no mercado. As ideias não param por aí, tem tinta que promete efeito palha, efeito bambu, concreto e até aparência de mármore. É uma pincelada para cá, outra para lá e os ambientes ganham uma cara novinha em folha. “Como essa tendência já está presente nas grandes cidades, mas está chegando aos poucos em Cachoeira, pode ser difícil encontrar mão de obra qualificada para o trabalho”, alerta o proprietário da loja Claudião Tintas, Claudio Alves de Oliveira, 54 anos de idade, há 20 no ramo. Entretanto, LINDA pesquisou nos sites de marcas de tinta e em boa parte deles ensina o passo a passo para criar as texturas. Quem já quer logo experimentar as novidades é só dar uma pesquisada e mãos à obra.
Lunar: já pensou em ter crateras lunares em seu quarto? Pois essa é a proposta dessa textura, que além do berinjela, pode ter tons de chumbo e amarelo
Bambu: com um aconchego natural, essa textura é perfeita para quartos de crianças
Camurça: sempre muito presente no mundo da moda, ela invade as paredes dando um ar de requinte aos ambientes. Numa primeira olhada, a impressão é de se tratar do próprio tecido
Concreto: que tal uma parede com estilo contemporâneo e moderno? Aposte no efeito concreto com tons que podem variar até o vermelho
Jeans: do guarda-roupa para as paredes. Apesar de parecer que o próprio jeans foi colado na superfície, trata-se de um efeito de pintura. Quer parede mais fashion que essa?
Efeito palha: com as tendências caminhando cada vez mais em direção ao conceito eco, essa fibra natural chega à decoração com tons claros trazendo suavidade e descontração
Quem prefere as tintas tradicionais também pode soltar a imaginação com as inúmeras tonalidades que aparecem nas paletas como tendência para esse ano.
Confira o que diz Claudio Alves de Oliveira, proprietário da loja Claudião Tintas.
Vermelhos: a família traz vermelhos mais comportados, menos apimentados, mas que sempre trazem vibração aos ambientes. Já entrando na cartela dos rosas, tons românticos, cada vez mais afastados dos tradicionais pinks e rosas pálidos.
Laranjas: nesse ano, o laranja se afasta dos tons avermelhados e fica cada vez mais perto dos tons coral e salmão.
Amarelos: ligeiramente esverdeados, assim se apresentam os amarelos dessa temporada. Experimente com pequenas doses de roxo.
Verdes: inspirados nas sombras das florestas, musgos e samambaias, os verdes para esse período apresentam-se acinzentados e levemente amarelados.
Azuis: sob a influência do cinza, os azuis estão mais escuros. Podem ser inseridos em um contexto clássico e conservador – combinados com vermelho, bege e ouro – quanto em um contexto moderno e ousado – combinados com branco, laranja e prata.