Um jantar ou um encontro casual, você sabe que copo vai usar?
Pode parecer bobagem, mas diante de um jantar mais formal, muitas vezes a anfitriã acaba ficando com dúvida sobre qual copo colocar na mesa. Há uma infinidade de modelos e tamanhos, assim como os inúmeros tipos de bebidas, o que complica é combiná-los. Para terminar com as dúvidas a decoradora de ambientes Sônia Tinn, 52, dá algumas dicas. É só se inspirar e que venha o próximo jantar!
Água
A taça de água é maior que a de vinho tinto. Graças ao seu formato confere frescor à bebida.
Cachaça
O copo tem o tamanho exato para uma dose. É muito semelhante ao caballito, de 60 ml, usado para shot de tequila, com limão e sal.
Licor
As taças diminutas são ideais para servir licores doces e encorpados.
Coquetel
Todo o bar deve ter uma taça coquetel. Possui a haste comprida para proteger a mistura de bebidas do calor das mãos.
Conhaque
A taça snifter, específica para o conhaque, tem o bojo largo e a boca mais estreita. O formato faz com que o calor da mão mantenha a bebida na temperatura ideal e acelere a evaporação do álcool.
Cerveja
A cerveja é uma das bebidas mais plurais quando falamos em copos. Tudo depende de sua textura, sabor e ingre-diente. Esta taça, de corpo alongado, é uma boa opção para vários tipos, por preservar a espuma por mais tempo.
Vinho tinto
A taça é grande e aberta, já que a bebida necessita de maior oxigenação – e isso ressalta seus aromas. Quando o gole é tomado, grande parte da língua entra em contato, uniformemente, com o vinho, melhorando a sensação gustativa.
Vinho branco
A taça do vinho branco é menor que a de vinho tinto, o que ajuda a manter a temperatura fria. Sua boca é mais estreita para concentrar o aroma e a haste é longa para evitar o contato da mão com o bojo.
Espumante
A bebida pede uma taça fina, alta e elegante. Seu formato mantém a efervescência por mais tempo. Serve, também para servir vinhos espumantes.
Uísque
O old fashioned é o copo mais tradicional para uísque. Sua versatilidade permite que sejam servidas caipirinhas e outros drinques e precisa ser largo o suficiente para acomodar várias pedras de gelo.