Seja bem-vindo
Hall de entrada de uma residência é o ambiente que dará boas-vindas aos convidados
A primeira impressão é sempre a que fica, por isso o hall de entrada de uma residência merece ganhar atenção especial. Verdadeiro cartão de visita, esse ambiente precisa de uma decoração que de cara revele o estilo dos proprietários e dê as boas-vindas sempre que abrir a porta para um convidado. Embora essa seja uma das peças mais utilizadas e movimentadas da casa, a decoração muitas vezes é deixada de lado ou porque não parece importante ou porque o espaço é considerado muito pequeno para se conseguir decorar. Errado. De acordo com o engenheiro civil Cláudio Carvalho, 43 anos de idade, sendo 15 de profissão, algumas ideias simples podem dar vida nova ao hall. Confira e inspire-se nas dicas.
. Para halls pequenos, cores claras são as mais indicadas, para não dar sensação de serem ainda menores. Nos maiores, até se pode ousar, mas não esquecer que cores muito fortes podem ser rapidamente enjoadas.
. Quanto aos móveis, pode ser um pufe, uma cadeira ou um sofá de forma mais orgânica, sem que precise ser necessariamente confortável, afinal, não será um local de permanência. Os revestimentos dos estofados devem ser de fácil limpeza, como camurça ou couro.
. Uma boa ideia é reservar um espaço para fotografias da família, amigos, viagens e momentos especiais. Será uma recordação para levar sempre que sai e para alegrar os dias difíceis sempre que chega.
. Um espelho de pequena dimensão cria, de imediato, a ilusão de mais espaço. Aposte nele, se o seu espaço for restrito.
. Aplique nesse espaço o mesmo estilo de decoração que tem no resto da casa. Se em cada metro quadrado da residência predomina um estilo contemporâneo, então um hall clássico, com poltronas pesadas, uma mesa trabalhada e um espelho vintage pode impressionar, mas não vai combinar com o resto do ambiente. Como apresentação da casa, deixe que o hall seja um vislumbre do que está por vir.
. Independente de ser grande ou pequeno, é importante definir a função do hall. Será somente um local de passagem ou se quer um ponto de apoio? Se quer só como passagem, opte por uma decoração elegante onde possa exibir peças decorativas especiais. Se prefere um hall prático e funcional, escolha cabideiros, chapeleiras, prateleiras, enfim, elementos de suporte para casacos, bolsas, chaves e mochilas.
. Preencha o espaço vazio debaixo da mesa ou aparador com cestos ou caixas para guardar correio, revistas, cachecóis e luvas.
. Aplicar as técnicas do Feng Shui poderá trazer boas energias aos moradores da casa. “O hall é o local por onde pessoas com boas ou más energias passam antes de entrar, então é importante energizá-lo”, observa Cláudio. Para apartamentos, onde não existe luz natural pode-se colocar um objeto decorativo em pedra ou metal. Em frente à porta do elevador é aconselhável um espelho para estabilizar a forte energia movimentada. Além disso, um pequeno sino de vento, com som suave, pode ser colocado no lado de dentro da porta, pois dissipa qualquer energia densa. Evite plantas com espinhos ou que mostrem ideia de agressividade, como em forma de lanças e espadas.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR