Discreto charme
Closets se tornaram o sonho de consumo nos projetos arquitetônicos por sua praticidade e funcionalidade
Discretos, os closets dificilmente são prioridade em uma construção ou reforma, até porque só serão exibidos aos mais íntimos dos donos da casa. Mas foi a praticidade desse cômodo que o transformou em objeto de desejo de muitos, principalmente das mulheres. Para que esse ambiente seja funcional e não simplesmente um depósito de roupas e acessórios é indispensável planejá-lo de acordo com as necessidades de cada um, sem deixar de lado, claro, a estética. Antes de planejar um closet fique atento às dicas selecionadas por LINDA e mãos à obra.
. Definir se os armários terão portas ou não. Se o closet for um quarto fechado, melhor fazer sem porta, o que facilita a visualização e manuseio. Mas se estiver em uma passagem ou tiver janela, melhor ter portas para proteger a roupa.
. Analise sempre como você usa e guarda as coisas, lembrando que gavetas sempre encarecem o projeto e prateleiras barateiam.
. Passar ao projetista características importantes do usuário é o próximo passo. Um closet de homem geralmente tem cabideiro, gaveteiro, prateleira, sapateira e cofre escondido, enquanto que o feminino engloba tudo isso e mais compartimento para bolsas, espaços para vestidos longos e gavetas menores com chaves para as joias e outras para maquiagem e perfumes.
. O closet deve ter, pelo menos, seis metros quadrados para garantir um mínimo de conforto e praticidade. Na hora de definir a localização, é melhor evitar que fique instalado em uma parede úmida. Se isso não for possível, o isolamento com isopor é uma solução. A preocupação com a umidade faz parte do planejamento e também do dia-a-dia.
. É aconselhável ainda que a sapateira não fique próxima dos cabideiros para não deixar as roupas com cheiro.
. Antes de desenhar os armários o ideal é fazer um levantamento detalhado de tudo que você tem, o que usa mais e a maneira como está acostumado a guardar as coisas. Há uma gama de divisórias, gavetas especiais, cabides e outros acessórios que ajudam na organização do espaço.
Um closet custa, em média, entre R$ 5 mil e R$ 13 mil para um espaço de seis metros quadrados.
Organização depois de pronto
. Utilize cabides iguais, que dão uma melhor impressão de ordem e organização, e capas com visor para ternos e blazers, que organizam e preservam a roupa.
. Deixe à mão uma escada desmontável para alcançar as prateleiras mais altas.
. Para fazer o melhor uso possível de um closet, o ideal é primeiro descartar as coisas velhas, danificadas ou simplesmente que não são mais usadas. Depois do investimento no closet, nada mais justo do que mantê-lo sempre organizado. O ideal é dedicar um tempo do dia para manter a organização conquistada.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR