Recanto natural
As plantas também fazem parte da decoração e podem dar vida e estilo aos ambientes internos
Entre quadros, vasos, móveis e outros objetos, a decoração do lar também ganha vida por meio das plantas. Flores, folhas e jardins de inverno são fáceis de manter sob o teto doméstico, porém algumas dicas são indispensáveis para garantir a vida e o posicionamento ideal desses seres que trazem alegria e oferecem momentos de terapia aos moradores. “Criar o hábito de cultivar plantas e o verde dentro de casa pode se tornar um ato de lazer, além de nos conectar com a natureza”, observa o engenheiro civil Cláudio Carvalho, 43 anos e 19 de experiência. Cláudio elaborou uma lista com dicas de como inserir o verde em ambientes fechados.
Os jardins de inverno dão um charme à decoração e valorizam os ambientes internos
A palmeira raphi é uma das preferidas dos interiores e nunca sai de moda
Os cactus são verdes fáceis de cuidar e dão um estilo pessoal à decoração
A primeira coisa a fazer é escolher espécies que sejam adequadas para ambientes fechados e pouco iluminados e se informar sobre as necessidades de regas e adubações de cada uma. Existem plantas que carecem de maior encontro com o sol, outras que precisam de sombra e proteção dos ventos, aquelas que precisam de sol, mas em doses menores, etc.
Os elementos que acompanham as plantas devem estar integrados ao ambiente
A orquídea é uma boa opção para apartamentos, desde que possa ficar em local com bastante iluminação, mesmo sem sol direto sobre ela.
Além das salas, o banheiro normalmente é um lugar iluminado e que recebe muito bem plantas que chegam para colorir o ambiente. Boas dicas de plantas para banheiros são: lança de São Jorge e bromélias.
Aquelas situadas em ambientes internos pedem atenção para regar: é preciso ficar atento para não aguá-las todos os dias, pois a umidade da raiz em excesso causa apodrecimento. Retirar flores e folhas murchas ou manchadas é outro cuidado importante.
Banheiros são lugares ótimos para colocar plantas e folhagens, pois possuem uma boa iluminação e temperatura
Outro local para inserir vegetação é embaixo de escadas, já que normalmente esses espaços são inutilizados e não tem muita vida
Pensar nas complementações (pedriscos, palhas, madeiras e cerâmicas) para as folhagens também é um cuidado importante, pois os elementos têm de estar adequados ao estilo da morada para somar à decoração.
Outro verde interessante na decoração é o bonsai, que são miniaturas de árvores cultivadas de acordo com as tradições orientais e podem se adaptar muito bem a ambientes que não tenham incidência direta do sol. Elas precisam de iluminação adequada para o seu bom desenvolvimento, além do cuidado com podas constantes para manter as proporções e o padrão dos bonsais japoneses.
Os lírios da paz e a árvore da felicidade também se adaptam bem a ambientes mais fechados, desde que recebam uma boa iluminação diária
Manter as plantas próximas às sacadas e janelas também é uma boa alternativa. Quando são colocadas em lugares escuros e sem ventilação, acabam não resistindo e morrendo em poucos dias.
As folhagens raphis ou as samambaias, ambas cultivadas em vasos, com diferença que a segunda deve ficar suspensa, são perfeitas para o cultivo em áreas internas ou externas com sombra.
A iluminação artificial direta ou indireta também é um complemento ao paisagismo de interiores. Ela pode servir de balizamento ou de efeito para os recantos verdes e jardins de inverno.
As orquídeas vêm ganhando espaço e dominando as decorações
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR