Casa eficiente
Regras práticas podem valorizar e dar amplitude aos ambientes de qualquer residência
Ter um lar espaçoso, mesmo quando os ambientes são pequenos, é um dos desejos mais freqüentes de quem preza uma decoração harmônica. São móveis que ocupam muito espaço, objetos que poluem o ambiente e peças que nem sempre têm o tamanho suficiente para acomodar tudo. Para buscar alternativas práticas e rápidas, LINDA convidou a arquiteta Anne Thomsen, 26 anos, sendo três de profissão. “A otimização de espaços é importante na decoração de qualquer ambiente. Nos pequenos, então, ela é fundamental”, afirma a arquiteta. Ela recomenda a quem quer renovar a decoração de uma pequena casa ou apartamento fazer um inventário de tudo o que guarda no imóvel e manter apenas aquilo que usa de fato.
O excesso de móveis pode ser substituído por uma peça chave dentro da sala, no quarto ou cozinha. No caso, a chapa de madeira divide o loft em cozinha e sala que vira quarto, sem tirar grande espaço
Espaços integrados ajudam a aumentar os ambientes e são uma alternativa bem moderna
Cores claras e móveis projetados na medida do ambiente dão amplitude ao banheiro pequeno
Quando as paredes são claras e o piso é neutro, pode se investir em cores na decoração
A utilização de poucos móveis também suaviza o design da casa
Espaços pequenos podem ser bem aproveitados com móveis sob medida e cores claras
Comece por adotar móveis e objetos básicos e necessários aos ambientes. Desta forma não ficarão sobrecarregados. Com menos informação, seus espaços apresentarão uma maior sensação de profundidade e parecerão maiores.
A mudança da disposição dos móveis pode liberar mais espaço de circulação. Entretanto, se não for possível melhorar a circulação, provavelmente algum ou alguns móveis não apresentam tamanho adequado ao espaço. Caso queira trocar algum móvel, cuidado: a compra deve ser feita com o conhecimento de suas dimensões e a dimensão do espaço em que ele será inserido.
Móvel com diversas funções suprimem a necessidade de vários móveis, aumentando o espaço livre.
Outro fator importante na determinação da percepção visual do tamanho de um espaço é a cor. As cores claras refletem muita luz e assim tornam o espaço mais claro, criando uma maior sensação de profundidade. O teto branco é a primeira regra neste caso. As paredes brancas ou de cores bem claras colaborarão muito. Neste caso, você pode adotar cores para os complementos decorativos como quadros, vasos, almofadas, etc. Mas se prefeir uma cor forte ou algum tipo de textura, use-a em apenas uma parede do cômodo. Observe, porém, a parede aonde a aplica. Uma parede de intenso vermelho em frente a um sofá, por exemplo, pode se tornar irritante às pessoas.
Portas de correr em substituição às convencionais podem liberar mais espaço.
Piso claro, uniforme e sem divisões em todos os cômodos podem colaborar, também, para a sensação de amplitude.
Evite elementos que possam sugerir fragmentação explícita e implícita, como painéis opacos, tapetes pequenos.
Espelhos também são ótimas alternativas para aumentar ambientes pequenos.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR