Os 10 erros mais comuns na decoração
Pequenas atitudes podem colocar a harmonia dos ambientes em risco
Contratar um decorador profissional nem sempre é viável e por isso boa parte das famílias tende a decorar sua residência conforme o gosto pessoal. Com bom senso na hora de escolher os móveis e objetos é possível montar ambientes aconche-gantes e bonitos. Entretanto, alguns pequenos deslizes podem comprometer o resultado final da decoração. A arquiteta e urbanista Elizabeth Thomsen, 28 anos de profissão, listou os erros mais comuns e dá dicas sobre como consertá-los sem muitos esforços e sem grandes gastos.
1. Obstrução de portas
Por menor que seja o ambiente, não deixe guarda-roupas ou cômodas impedirem a abertura de portas ou janelas. Compre os móveis de acordo com o espaço disponível. Evite também cabides atrás das portas. Tente achar um jeito de colocar um gancho dentro do guarda-roupa para pendurar rapidamente as peças de uso freqüente.
2. Utilização de lâmpada fluorescente economizadora em luminárias inadequadas
A lâmpada exposta ofusca os olhos e seu formato muitas vezes tira a beleza da luminária. Procure as economizadoras com luz amarelada, que tornam o ambiente mais aconchegante. Nas cozinhas, áreas de serviço e escritórios prefira fluorescentes tubulares que distribuem melhor a luz no ambiente.
3. Cabos e fios expostos
Dá aparência de desleixo na decoração. Esconda por trás dos móveis e objetos ou em canaletas apropriadas.
4. Mistura de tons de madeira
Evite misturar diferentes acabamentos madeira no mesmo ambiente, principalmente se forem revestidos de laminado melamínico. Lute contra os cupins e preserve seus móveis antigos, mantendo-os na cor natural. Experimente pintar de branco os móveis menos importantes.
5. Desorganização nas estantes
Coloque os objetos mais volumosos na estante - televisão e som, por exemplo - e intercale com seus livros favoritos, vasos, porta-retratos e demais objetos de decoração. Procure agrupar dentro de caixas neutras os álbuns de fotos, os documentos, os livros queridos, mas que estão com a lombada danificada. Os CDs e DVDs devem ser guardados em gavetas ou em contâineres com divisões para evitar a trabalheira na hora de tirar o pó. Procure guardar suas coleções de objetos em vitrines com porta de vidro para proteger da poeira.
6. Mistura de cores nas paredes
Para não errar, pinte os forros de branco (a não ser que o teto seja muito alto), escolha uma cor clara e neutra e que combine com os pisos para as paredes e aplique uma cor mais vibrante na parede que deseja destacar. Na dúvida, evite contrastes violentos, use dois tons da mesma cor. Evite tons de vermelho e laranja nos dormitórios porque são cores estimulantes que dificultam na hora de relaxar. Se quiser usar, opte pelos tons quentes na parede atrás da cama e as demais com tons claros.
7. Mistura de estampas
Cuidado, pois a chance de errar é grande. Se fizer questão, escolha estampas com as mesmas cores (ou algum outro elemento em comum) ou misture listrados e estampados
8. Plantas artificiais
Evite flores e folhagens artificiais, traga a beleza da natureza para dentro do seu ambiente. Faz bem para quem cultiva as plantas e para quem desfruta do seu visual. Há palmeiras para interiores, pode-se até plantar árvores frutíferas em vasos (pitangueira ou jabuticabeira) e colocar na sacada. Na hora de escolher os vasos, procure fazer uma composição, harmonizar os modelos, tamanhos, cores e materiais. Em casos extremos, quando não houver possibilidade de utilizar plantas naturais, procure réplicas perfeitas, daquelas que todo mundo belisca para ver se é de verdade. Flores baratas, sintéticas, só para cemitério.
9. Pendurar quadros em um local muito alto ou colocar quadros pequenos em paredes grandes
Quadros precisam ser proporcionais à parede que irão decorar. Estude a com-posição no chão, procurando uma geo-metria que os equilibre e só depois de tudo planejado, pegue a furadeira. Uma regra útil é posicionar o centro do qua-dro na altura dos olhos do observador e observar o resultado, posicionando um pouco acima, ou um pouco abaixo desta linha, dependendo do caso. Jamais co-loque-os alinhados numa linha ascendente ou descendente (escadinha).
10. Encher móveis com fotos
Evite lotar criados-mudos, aparadores ou cômodas com muitos porta-retratos diferentes. Escolha dois ou três que combinem entre si e deixe as fotos preferidas.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR