O clima vai esquentar!
Quem nunca sonhou em aproveitar o inverno em um clima bem aconchegante ao lado de uma lareira?
O inverno está se aproximando e para espantar o frio uma das opções mais atraentes são as lareiras. Quadradas ou arredondadas, com desenhos sofisticados ou mais con-servadores, arti-ficiais ou naturais. As opções de modelos e design são variadas e ajudam também a deixar os ambientes mais bonitos até mesmo nas estações mais quentes em que ela não é usada. O local para instalação varia entre as salas de estar, salas íntimas e até os quartos. De acordo com o engenheiro civil Cláudio Carvalho, 43 anos de idade e 18 de profissão, o modelo e os acabamentos devem ser feitos de acordo com o ambiente em que se deseja colocá-la. O tempo de construção e o custo variam conforme o material e o tamanho escolhido.
“Uma dica valiosa é que a televisão fique na mesma direção da lareira. O interessante é deixá-las lado a lado para que a atenção não se desvie nem para o fogo e nem para o aparelho”, observa. Segundo Cláudio, o mais importante na hora em que decidir construir é ter o acompanhamento de um profissional. “Se a lareira não for bem feita, ela pode, por exemplo, começar a largar fumaça dentro de casa e daí o que era para ser solução se torna um grande problema”, ressalta o engenheiro.
Acabamentos podem variar para que a lareira fique em harmonia com o restante do ambiente em que foi instalada
Coifa em cobre e ausência de paredes fazem o calor se espalhar mais rápido. A tela protetora é um acessório essencial para garantir que nenhuma fagulha cause um acidente
Uma boa opção são as lareiras em metal, mais acessíveis financeiramente e de rápida instalação
Dois ambientes: lareira entre a sala de estar e jantar tem abertura na frente e atrás
Pintura foi o acabamento escolhido para que possa variar caso mude a decoração do ambiente
Aquecimento geral: lareira sem paredes aquece os ambientes mais amplos
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR