Do convencional ao moderno
Cozinhas se tornaram um dos principais ambientes de convivência da casa, pedindo uma decoração bonita e funcional
Não tem jeito. A cozinha deixou de ser um espaço destinado exclusivamente à preparação das refeições para se tornar um ambiente de convivência da família e dos amigos. Por isso, ela tem sido objeto de atenção especial na decoração das casas. De acordo com a projetista de cozinhas Eleonora Gomes, 43 de idade e 15 de profissão, hoje a principal preocupação na hora do planejamento é transformar o ambiente em um espaço bonito, mas ao mesmo tempo prático e funcional.
Estilo clean ganha um toque mais alegre com portas na cor vermelha
“O dia-a-dia, principalmente da mulher, é cada vez mais corrido. Por isso a necessidade de ter um espaço agradável onde a família possa lhe fazer companhia e que seja de fácil limpeza para não tomar muito o seu tempo”, observa.
Antes composta basicamente pelo fogão, geladeira, pia e armário, agora este cômodo importante da casa oferece novas opções e acompanha a tendência dos demais ambientes apresentando um design atual. “As cozinhas com estilo mais clean estão em alta. Para os mais modernos é possível inserir portas coloridas, dando um ar mais alegre ao ambiente. Já para os mais tradicionais todos os tons de madeira são válidos”, observa Eleonora.
A grande novidade é projetar os armários de forma mais arejada, com peças suspensas, que facilita a limpeza e não permite a infiltração de água pelo rodapé. “Antigamente a moda era cobrir as paredes do chão ao teto com armários. Hoje dificilmente isso será feito, já que tende a tornar o ambiente muito pesado”, conta. Os acessórios também ganham destaque. E quanto mais para facilitar na hora de cozinhar, melhor. Conchas e colheres em suportes suspensos ao alcance das mãos e frontões de granito no lugar de azulejos para facilitar a limpeza são apenas algumas das inúmeras opções projetadas para a cozinha. Hoje já existem até materiais que não arranham, não pegam fogo e nem mofam. Além disso, é possível encontrar portas abrindo de diversas formas: para cima, para o lado ou estilo sanfona. Tudo para aproveitar melhor o tempo da dona de casa e o espaço do ambiente.
As coifas, que chegaram para substituir os depuradores, também estão em alta. O objeto que há alguns anos estava presente em poucas cozinhas pelo alto custo, hoje se tornou mais acessível
Os eletrodomésticos também têm papel fundamental. O ideal que sejam embutidos para ficarem integrados aos armários
O vidro e o acrílico também estão em alta para deixar as louças à mostra
Mistura dos tons madeira do estilo tradicional com portas em cores mais clean
Azulejos dão lugar a pintura para facilitar a limpeza
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR