Esperando o bebê
A chegada de um bebê a uma família requer muitos cuidados e preparativos. São inúmeras tarefas desde a compra do enxoval, reformas no quarto e escolha dos futuros padrinhos. Com os pais da Estella Tischler Ellwanger de Araújo, menina que a revista Linda irá acompanhar o nascimento e o crescimento, essa correria para deixar tudo em ordem até a hora da chegada não está sendo diferente. Com o parto previsto para o dia 10 de julho, a mamãe Adriane Tischler está se virando em duas para dar conta dos preparativos e da rotina de trabalho que mantém diariamente.
Adriane e o enxoval: tudo pronto para a chegada da Estella
Dedicados, ela e o marido Luciano Araújo cuidam de cada detalhe para que nada saia fora do previsto. “Já compramos quase todo o enxoval e estou com as malas prontas para ir para a maternidade caso o parto tenha que ser feito antes de completar nove meses de gestação”, comenta. A casa também está sendo adaptada para evitar acidentes domésticos quando a menina chegar. “Trocamos os pisos que eram lisos e escorregadios e colocamos telas e corrimãos nas escadas para evitar quedas quando estivermos com ela no colo e também para protegê-la conforme vai crescendo e começando a engatinhar”, disse Adriane.
E não é só a casa da família Araújo que está passando por reformas. Adriane está montando um quarto para o bebê na sua clínica para garantir a amamentação e passar mais tempo com Estella quando retomar suas atividades profissionais. Com a gestação chegando ao final, a mamãe Adriane já está planejando parar de trabalhar conforme orientações médicas. A idéia é viajar quando faltar cerca de 20 dias para o parto. “Se eu ficar na cidade sei que não vou conseguir repousar, pois continuarei me envolvendo com a clínica, então preferi sair da cidade para descansar nestes últimos dias”, observa. Ela aproveitará esse tempo de folga para pensar nos últimos detalhes, como definir quem serão os padrinhos da Estella.
Oitavo mês de gestação
De acordo com a ginecologista e obstetra Leisa Gaspary, no último mês de gestação as mulheres devem tomar cuidados especiais com a alimentação, evitando o abuso de doces e sal e ainda acompanhar as oscilações da pressão arterial para garantir que está tudo certo para a hora do parto. “Esse é um mês de muitas expectativas e a mãe que fez o pré-natal conforme orientações médicas deve ficar tranqüila e se preparar psicologicamente para a hora da chegada”, observa a médica. Segundo Leisa, nessa fase é normal a gestante sentir-se cansada com atividades que fazia normalmente antes da gravidez, como caminhar e subir escadas, e desconforto para dormir por causa do aumento do peso. “O oitavo mês deve ser um período de muita curtição e adaptação principalmente para as mães modernas, que se dedicam à profissão e à casa e precisam encontrar tempo para o bebê”, explica Leisa.
Ecocardio fetal: tudo certo com a saúde da mãe e do bebê
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR