Datas para cumprir a tarefa de dar presentes não faltam no calendário
Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia das Crianças, aniversário, casamento, enfim, datas que exigem presentes não faltam. O problema é que geralmente surge a dúvida: o que dar? Ainda mais sabendo que o presente errado pode ter um efeito desastroso. LINDA conversou com a proprietária da agência Top Model, Rosimere Moraes, 45, sobre as regras na hora de cumprir essa missão. Confira o que ela diz e saiba de uma vez por todas que presentear é uma arte que exige bom gosto e boa vontade.
. O presente deve ter
a cara do presenteado, não de quem o comprou. Na dúvida, pesquise, pergunte a pessoas mais íntimas, peça ajuda para assim não errar.
. Não considere uma ofensa se alguém trocar uma roupa que você deu. Ao contrário, facilite a
troca. E nem pense em colocar o presente em uma embalagem de grife famosa só para impressionar. Além de o truque poder ser descoberto, se resolver trocar, o presenteado passará por um grande constrangimento.
. Nos presentes
corporativos, antes de tudo, é preciso conhecer a política tanto da sua empresa como a da empresa do seu cliente na hora de presentear. Um presente muito caro nem sempre causa uma boa impressão. Ele pode gerar desconforto em quem o recebeu, pois pode sentir-se na obrigação de retribuir à altura ou mesmo pressionado a favorecer quem o deu.
. Nos
casamentos o convidado não é obrigado a dar um presente que esteja na lista. A lista é feita para facilitar a vida de todo mundo, mas o convidado tem o direito de presentear os noivos da forma que achar conveniente.
. Atenção com o
regift, aquela ideia de re-oferecer presentes. Não esqueça que o presente que você resolveu passar adiante pode acabar na mão de quem o deu. Se optar pela pratica, observe se a probabilidade de quem o ofereceu descobrir não é grande, e acima de tudo, se você tem a certeza que o novo detentor vai apreciá-lo.
. Cuidado com os presentes que podem
cair mal em vez de agradar:
- Um lingerie exótico
- Perfumes, a menos que saiba exatamente o gosto do outro
- Bicho vivo. Nem que seja o mais fofo.
- Festa-surpresa. Normalmente, o aniversariante já sabe ou desconfia. Melhor assim. Do contrário, ele pode estar desarrumado e despreparado para receber a surpresa, então vai detestar.
.
Flores sempre são bem-vidas, mas cuidado com arranjos esquisitos. Prefira sempre as mais duradouras, um único tipo, uma única cor. Não é uma boa ideia enviar flores para homem no escritório. Ele não acha a menor graça em sair com o arranjo pelos corredores, aguentando as piadas dos colegas.
. Uma coisa é se sentir
agradecida. Outra é fazer com que a pessoa saiba que você gostou do presente, das flores, da gentileza. Telefone ou envie uma mensagem agradecendo.
. Por último, a
apresentação é tão importante quanto o conteúdo. Invista em uma bela embalagem.
. Quando não há grande
intimidade com o presenteado as melhores opções são:
- Para mulheres: livros de arte, culinária e saúde, porta-retratos, trufas especiais...
- Para homens: copos avulsos e diferenciados, DVDs, vinhos..
“Quantas vezes você passou o aniversário com a casa cheia de flores, sem ganhar nenhum presente especial sequer? Isso porque os amigos achavam que você tinha tudo. Para livrar-se das inúmeras plantas na próxima comemoração, crie uma lista de coisas que você anda namorando e dê um jeito de chegar ao conhecimento pelo menos dos mais próximos”, Rosimere Moraes.