Encontro é fundamental para acompanhar a aprendizagem dos filhos e o dia-dia na escola
Com o início do ano letivo também começam as convocações para reuniões entre pais e professores, um encontro que vai além de um mero cumprimento de formalidades e que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento dos filhos. “São nessas conversas francas, entre professores e pais, que ficam claros os problemas e nascem as soluções para garantir o avanço dos alunos”, explica a orientadora educacional do Colégio Marista Roque, Magda Curto Bonini, 46 anos de idade, 25 de profissão.
Além disso, é nas primeiras reuniões que os pais conseguem conhecer melhor a proposta pedagógica da escola para avaliar se está de acordo com as necessidades dos filhos. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Roque, Maria Liz Lopes, 45, 26 de profissão, os pais que frequentam essas reuniões sentem-se mais seguros quanto à educação dos filhos e conseguem ser mais participativos. “Apesar de muitos pais considerarem um encontro chato e cansativo, quem acompanha as reuniões também consegue participar mais do dia-a-dia escolar das crianças”, observa Maria Liz.
5 motivos para ir às reuniões escolares
Saber o que o professor vê
Há muitas crianças que se comportam de maneira distinta em casa e na escola. Só quem pode dizer como o filho se comporta na escola é o professor. Ele tem uma visão privilegiada.
Trocar ideias com outras famílias
Aproveite a reunião para conversar com outros pais. Eles têm filhos na mesma idade que o seu.
Acompanhar o aprendizado do seu filho
Acompanhar as reuniões fará com que conheça as fases de aprendizado das crianças e avalie onde ele precisa de ajuda. Esteja disponível para esclarecer dúvidas em casa, claro, sem fazer o exercício no lugar dele.
Entender o que acontece em cada idade
A escola pode ajudar os pais a compreenderem os dilemas vividos por seus filhos em cada fase da vida. Os professores podem orientar sobre como cada geração aprende e se relaciona.
Sugerir temas para debates
Se a escola oferecer a oportunidade, leve à reunião seus questionamentos pessoais e sugira debates sobre temas que considere importantes, como namoro e sexualidade.
Participe das reuniões
. Aproveite para tirar todas as suas dú-vidas, exemplo, como é o funcionamento da escola, principalmente se for o primeiro ano do seu filho naquela escola;
. Solicite aos organizadores, uma có-pia do calendário escolar, para ficar ciente das atividades escolares de seu filho e da escola;
. É fundamental conhecer a nova professora, ofereça a sua ajuda com o que for possível;
. Converse sobre o projeto pedagógico da escola, conhecendo-o, você pode acompanhar melhor o desenvolvimento de seu filho;
. É sempre bom que os pais compareçam juntos a esta reunião, a presença dos dois faz muita diferença na hora de solucionar problemas.