Comprar pela internet pode ser um bom negócio, mas é preciso cuidado para não se frustrar
A tecnologia vem caminhado a passos largos e com a internet cada vez mais presente nos lares brasileiros, as compras on-line não param de atrair novos adeptos. Desde um livro até um conjunto de sofá, basta um computador conectado e depois de alguns cliques, negócio fechado. Além da comodidade de não precisar sair de casa, outro atrativo é a grande variedade de produtos e marcas. Entretanto, nesse mundo virtual nem tudo são flores. É importante ter vários cuidados para não acabar com o desejo de comprar frustrado e ainda com uma grande dor de cabeça. Uma ótima notícia para quem está pensando ou já aderiu a esse novo hábito, é que os recursos de segurança estão cada vez melhores. Quem garante é o analista de sistemas Toni Agne, 28 anos de idade e oito de profissão, que dá 9 dicas sobre compras via internet.
1 Pesquise o produto em sites como o Shopping UOL, ele faz uma varredura e te dá os melhores lugares com os melhores preços.
2 Alguns sites ajudam na compra, como o www.reclameaqui.com.br. Pesquise pelo nome da empresa e saiba se é confiável.
3 Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física.
4 Verifique no site os procedimentos para reclamação, devolução e garantias.
5 Prefira empresas que aceitem pagamentos com Pague Seguro e Moip. Eles são um intermédio entre compra e venda. Seu dinheiro só é depositado na conta da empresa depois que é feita uma análise para saber se está tudo correto.
6 Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos seus dados.
7 Guarde todos os dados das compras. O ideal é ter tudo impresso.
8 Verifique se há despesas adicionais como fretes ou taxas, assim como os prazos de entrega ou execução dos serviços para evitar surpresas desagradáveis.
9 Exija nota fiscal sendo empresa ou não, isso irá garantir que o produto não é roubado, lhe dará crédito na hora da reclamação e garantia contra defeitos no produto.
Direitos do consumidor
. Se o produto não chegar dentro do prazo contate o fornecedor para verificar o problema ocorrido anotando o número de protocolo do atendimento. Se o problema não for resolvido deve ser contatado o órgão de defesa do consumidor.
. Se o produto vier com defeito ou você apenas não gostar do que comprou pode desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto (Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor).
. Ao receber a mercadoria, verifique se tudo está de acordo, se houver alguma irregularidade, não aceite o produto.
. Caso não receba o produto no prazo previsto, pode solicitar o cancelamento da compra junto ao fornecedor. Ocorrendo qualquer tipo de problema recorra ao Edecon.
. Ocorrendo um defeito no produto, após o prazo de sete dias, a empresa tem o direito de solicitar ao consumidor que o encaminhe à assistência para que seja analisado se o problema foi de fábrica ou ocasionado pelo consumidor.
Fonte: Ricardo Richa Borba – coordenador do Escritório de Defesa do Consumidor de Cachoeira do Sul (Edecon)